10 coisas que os gatos odeiam sobre a caixinha de areia

in ,

Erros que você não pode cometer na hora de preparar a caixinha de areia do seu gato.

São vários os rituais dos gatos na hora de fazer suas necessidades, para eles é muito importante esconder suas fezes e urina, pois apesar de domésticos os gatos ainda mantém alguns comportamentos de seus ancestrais e um deles é enterrar suas fezes e urina sob a areia para que possíveis predadores não sintam seus cheiros.

Esse comportamento dos gatos torna o uso adequado da caixinha de areia fundamental para a qualidade de vida do gato. Pensando nisso, o pessoal do Gatinho Branco, super entendedores quando o assunto é gato, fizeram uma lista com 10 coisas que os gatos odeiam sobre a caixinha de areia:

#1 O tamanho

1caixa-de-areia-gatos-tamanho

Para os gatos, uma caixa de areia pequena é tão ruim quanto um banheiro de ônibus ou de avião para nós. É importante que ele consiga se virar sem ficar batendo nas laterais e tenha liberdade de movimentos para cavar sem precisar pisar para fora da caixa.

#2 A areia

2caixa-de-areia-gatos-areia

Gatos gostam de cavar, sentir a areia nas patinhas, fazer um montinho. Se ele não faz isso, provavelmente não gosta da areia que está usando. Não existe um material universal que todos os gatos gostem, mas a maioria prefere areias finas que não machucam as patas e têm textura que facilita para cavar. O principal é que a areia não tenha cheiro e não levante poeira (a poeira da areia sílica é a pior de todas para o pulmão deles – e o nosso).

#3 A localização

Como nós, gatos têm boas noções de higiene e odeiam comer ou dormir perto de onde fazem as necessidades. De preferência, a caixa de areia deve estar em um cômodo a parte de onde fica a comida, água e caminhas. Uma solução que costuma dar certo para quem mora em apartamentos pequenos é colocar a caixa no banheiro.

#4 A cobertura

4caixa-de-areia-gatos-cobertura

Para nós, parece uma ótima ideia cobrir a caixa de areia e escondê-la em algum cantinho sombrio da casa. Porém, para os gatos, caixas de areia com cobertura são o mesmo que aqueles banheiros químicos de festa para nós. Além de serem apertadas, essas caixas ficam com odor extremamente forte por dentro. Não importa que tenham filtro de carbono, tela para escorrer o xixi ou, o pior, grades para girar a caixa e peneirar a areia, essas coisas só evitam que o cheiro saia da caixa.

#5 A sujeira

É extremamente desconfortável, para humanos ou gatos, chegar no banheiro e descobrir que alguém usou antes de você e não puxou a descarga. A diferença é que os gatos não podem puxar a descarga, nós temos que fazer isso por eles. Manter a caixa de areia limpa é importante inclusive para a saúde dos bichanos, já que pode acumular amônia, moscas e bactérias. Recolha as fezes assim que puder e evite deixar que a areia fique úmida – imagine que desconfortável ter que pisar nisso sem sapatos!

#6 Ter que dividir

6caixa-de-areia-gatos-ter-que-dividir

A regra de ouro é: tenha uma caixa de areia para cada gato da casa e uma extra. Gatos gostam de privacidade e jamais dividiriam o banheiro num ambiente natural.

#7 Acessibilidade ruim

7caixa-de-areia-gatos-acessibilidade-ruim

Quando está fazendo as necessidades, o gato está vulnerável. Pois isso, principalmente em casas com mais de um animal, é importante que ele consiga entrar e sair rápido da caixa caso precise. Pense assim: “se outro gato vier incomodá-lo, ele tem por onde sair ou ficará encurralado?” Isso é fácil de resolver: é só evitar colocar a caixa num canto, gire-a para que fique na diagonal ou afaste um pouco de uma das paredes.

#8 Pouca areia

8caixa-de-areia-gatos-areia-pouca-areia

Todo o ritual da caixinha envolve esconder as necessidades, portanto é extremamente importante que o gato tenha areia suficiente para fazer isso. Vá experimentando quantidades diferentes para ver o que seu peludo prefere.

#9 Coisas grudando nos pelos e nas patas

É irritante sair do banheiro com um pedaço de papel grudado no sapato – imagine o quanto não seria pior sair com qualquer coisa grudada direto no corpo. Uma forma de evitar isso é manter a caixa sempre limpa. Os gatos também ficam incomodados com areia nos pelos e patas, principalmente os de pelo longo. Nesse caso, mudar a areia é o melhor caminho, mas também pode ser útil colocar um tapete na saída da caixa que sirva para reter os grãozinhos ou a umidade das patas.

#10 Falta de atenção em caso de necessidades especiais

Para gatos filhotes, idosos, doentes ou com dificuldades de locomoção, é necessário fazer adaptações extras. Para esses animais, é melhor que a borda da caixa seja bem baixinha. Gatos idosos podem preferir areias mais finas e em menor quantidade para conseguirem firmar as patas. Gatos doentes ou machucados podem preferir a caixa mais perto de onde ficam. Cada gato é um gato, observe seu peludo para compreender o que ele precisa.

Fonte: Gatinho Branco
Fotos: evitomthai,Gatoteria, abbamouse, Wicker Paradise, Tracie Hall, Jocelyn Durston, Jennifer.

Veja mais artigos da Petiko:


Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Carta de um cachorrinho para o Papai Noel

Carta de um cachorrinho para o Papai Noel

fotos de cães na praia que simplesmente amam essa vida

19 fotos de cães na praia que simplesmente amam essa vida