10 dicas para transportar seu gato que você precisa saber

in ,

Índice

A especialista em gatos, dra. Laila Massad Ribas, dá dicas para transportar seu gato com segurança e evitando estresses.

Não importa se a viagem é longa ou se você vai apenas levar seu gato para o veterinário da esquina, sempre, sempre, sempre deve transportar o gato dentro de uma caixa. Vamos às dicas para tornar os transportes com gatos menos estressantes:

#1 Nunca transporte seu gato solto no carro. Além de ser perigoso é proibido andar com animais fora de caixa de transporte.

#2 Compre uma caixa de transporte rígida e com bom sistema de fechamento para evitar fugas. Na hora do deseuranço o gatinho pode conseguir furar as “caixas” de tecido. Além disso, o gato precisa se sentir seguro dentro da caixa, portanto evite aquelas que possuem todos os lados com tecido furadinho, pois o gato se sente muito exposto.

#3 Acostume o gato a entrar na caixinha todos os dias, como se ela fosse uma cama ou toca. Colocar panos, cobertores ou colchãozinho dentro ajuda bastante. Dessa maneira o fato de entrar na caixa para ser transportado não é de todo o mal.

trasnportar-seu-gato-3 (500x500)

#4 O uso de feromônios sintéticos em spray dentro da caixinha ou do carro pode ajudar a minimizar o estresse do gato durante o transporte e deve ser aplicado 15 minutos antes da viagem.

#5 Alguns gatos urinam e evacuam dentro da caixa de tanto medo, nesses casos é bom levar uma fralda de chão dentro da caixinha. Estão à venda em pet shops.

#6 Planeje o trajeto que vai fazer para evitar tempos excessivos desnecessários dentro do carro com o gato e separe todas as coisas que vai precisar, como a caixa, paninhos, vasilhas e caixa sanitária (nas viagens mais longas). Deixe para colocar o gato dentro do carro por último.

#7 Medicamentos sedativos só devem ser usados com receita de um veterinário e nos casos mais extremos, ou seja, quando a vida do gatinho pode ser prejudicada pelo estresse.

#8 Durante o transporte mantenha o ar condicionado ligado ou as janelas abertas para evitar hiper aquecimento do carro e prejudicar a saúde do gato.

#9 Nunca deixe o gato sozinho dentro do carro, nem por cinco minutos.

#10 Em longas viagens faça paradas a cada 2 horas e retire o gato da caixa (com o carro todo fechado e o ar condicionado ligado). Ofereça água, comida e caixa sanitária. É pouco comum que eles aceitem comer ou beber durante o transporte, mas vale a pena tentar.

Se você tem uma dica bacana para transportar seu gato deixe aqui nos comentários!

Dra. Laila Massad Ribas

Dica da Petiko para mamães de gato!

Use o aplicativo da PetLove para comprar comidas e mimos para seu gato.

Você encontra a ração mais barata, além de diversos mimos e novidades para seu gato. E recebe tudo em casa!

Faça o download do app gratuito:

botoes-app2

tumblr_lns5u2l9TC1qcn249o1_500

Imagem da capa: cuteoverload

Veja mais artigos da dra. Laila no Petiko:


Avatar

Escrito por Laila Massad Ribas

Dra. Laila Massad Ribas é especializada em Medicina Felina e autora do Portal Medicina Felina (portalmedicinafelina.com.br) que traz informações sobre saúde, curiosidades, cuidados e comportamento dos gatos. É formada em medicina veterinária pela Universidade Paulista e fez Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

cães e gatos que têm ótimas desculpas

11 cães e gatos que arranjaram ótimas desculpas

frutas e vegetais para cachorro

As 6 melhores frutas e vegetais para cachorro