15.0k
LEITURAS

CURIOSIDADES

10 raças de cachorro que são ótimos companheiros de corrida

Equipe Petiko

Equipe Petiko
28/01/16

Se você gosta de cães e de correr, deve conhecer essas dez raças de cachorro.



Um cão pode ser o companheiro perfeito para caminhadas e corridas. Ele nunca vai recusar uma corrida a qualquer hora do dia nem reclamar por estar cansado.

Mas será que existem raças que, pelas características, são mais adequadas para se tornar esse cãopanheiro? A resposta é sim!

Ele deve ser obediente, resistente e com bastante energia. Confira algumas raças que se sairiam muito bem como cãopanheiros de corrida (a lista não está ordenada por classificação):


Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)

Também conhecido como Blue Heeler ou Red Heeler (dependendo da coloração dos pelos), trata-se de uma raça de pastoreio, portanto um cão de trabalho. Ele é muito ágil e atlético, seu peso varia entre 15 e 20 kilos. Com a saúde em perfeitas condições, de maneira alguma ele recusará uma corrida.


Labrador Retriever

Possuem uma proporção menor de massa muscular se comparados com Boiadeiro Australiano, citado anteriormente, mas são muito resistentes e capazes de percorrer grandes distâncias. E além de suas características físicas é um cão extremamente obediente, o que o capacita ainda mais para ser o cãopanheiro perfeito para uma aventura.


Dálmata

O que dizer de uma raça que pode manter o ritmo correndo ao lado de cavalos? A menos que você corra mais que um cavalo, um dálmata é capaz de acompanhar (ou melhor, acãopanhar)seu ritmo tranquilamente.


Boxer

Um cão que já foi usado como “carteiro” durante a guerra e também para caçar animais como javalis e bisões não poderia ficar fora dessa lista. Mas cabe uma ressalva: por causa do formato do seu focinho, exercícios em climas mais quentes podem causar problemas respiratórios sérios nesses cães.


Poodle

Você não leu errado, é do Poodle que estou falando! Quando a raça é mencionada, logo pensamos naquele cãozinho de 5 kg meigo que adora um colo (conhecido como Poodle Toy). Mas a origem da raça não deve ser esquecida, eles foram originalmente criados e usados para caça de patos, portanto são esportistas natos e esses instintos estão presentes na raça até hoje.


Husky Siberiano

Foram criados para cães de treno (isso já diz porque ele faz parte da lista), sua natureza é correr, correr, e correr mais um pouco. Dono de grande resistência, quanto mais frio o clima, melhor, portanto se você é um daqueles malucos que adora correr em dias frios, essa é a raça ideal para correr ao seu lado.


Pastor Alemão

Que tal correr ao lado de um cãopanheiro que além de muito forte e resistente é um grande cão de guarda? Além das características que o promovem para um ótimo cão de corrida, possui um instinto de proteção muito aguçado. Alguém com más intenções pensará algumas vezes antes de se aproximar de você durante uma corrida aos lado de um Pastor Alemão.


Jack Russell Terrier

É um pequenino no meio dessa lista repleta de grandões que mostra que não é só o tamanho que importa. São donos de uma energia ilimitada e capazes de correr por períodos surpreendentes. Podem deixar alguns dos grandalhões dessa lista para trás. Para quem está procurando um cãopanheiro para corridas mais compacto, um Jack Russell é a escolha perfeita.


Border Collie

É considerado por muitos a raça mais inteligente do mundo. Mas esse não é o único atributo dessa raça de pastoreio, também são corredores muito ágeis e adoram uma ocupação.


Rhodesian Ridgeback

Não é uma raça muito popular no Brasil, mas em um artigo em que estamos falando de cães atléticos seria injusto da nossa parte deixar de lado um capaz de caçar leões selvagens na África. Mas não precisa ficar assustado, apesar da finalidade original da raça eles são surpreendentemente dóceis com pessoas. Outro fato que conta muito a favor do Rhodesian Ridgeback são seus pelos curtos, que ajudam a manter a temperatura do corpo mais baixa.



Importante: Não é recomendável corridas longas com cães filhotes ou muito jovens (de qualquer raça). Procure também aumentar o tempo e a intensidade das corridas com seu cão de maneira gradativa e saiba respeitar o limite dele.

Dica do Petiko para mamães de cachorro!

Use o aplicativo da PetLove para comprar comidas e mimos para seu filhão.

Você encontra a ração mais barata, além de diversos mimos e novidades para seu cachorro. E recebe tudo em casa!

Faça o download do app gratuito:

botoes-app2

usando-celular-cachorro



Fonte: outsideonline.com

Imagem principal: ptmollie.com

Veja mais artigos do Petiko: