67.4k
LEITURAS

CURIOSIDADES

5 coisas que você não sabe sobre Lhasa Apso

Bianca Parracho

Bianca Parracho
11/08/17

Que são super dóceis todo mundo sabe. E que ele traz boa sorte? Veja 5 coisas que você não sabe sobre Lhasa Apso.


O Lhasa Apso também é conhecido por ser um cachorro que passa muito tempo com a família, gostam de mimos e são considerados sagrados no país de origem. É um belo cachorro com os pelos longos, macios e caídos que podem medir cerca de 50 centímetros. Essas e outras características você já deve ter ouvido falar, mas será que conhecia esses fatos:


#1 Lhasa – capital do Tibet

Via pixabay

Lhasa ou Lassa é a capital do Tibet e é a cidade que deu origem à primeira parte do nome da raça. Já Apso é uma derivação da palavra tibetana “cabra” e por ter pelos parecidos com os de cabras, “Apso” foi incorporado ao nome.


#2 Lhasa Apso faz parte do processo de reencarnação

Via pixabay

Os budistas tibetanos acreditam na reencarnação em que as almas dos sacerdotes, lamas e homens virtuosos muitas vezes são renascidas como Lhasa Apsos, pouco antes de serem renascidas como seres humanos.


#3 O Floquinho da Turma da Mônica é um Lhasa Apso

Via Foto: Reprodução/Internet

O cãopanheiro do Cebolinha nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica existe na vida real e é um Lhasa Apso.


#4 Lhasa Apso pelo mundo

Via portalmundoanimal

Diz a lenda que os primeiros exemplares da raça teriam sido dados de presente ao imperador da China pelo Dalai Lama (título de uma linhagem de líderes religiosos), por volta do ano 1640. E por centenas de anos os Lhasa Apsos foram criados como cães sentinelas no interior do palácio do Dalai Lama (Palácio de Potala). Essa raça ficou mais conhecida início do século XX, quando Dalai Lama os ofereceu como presente à alguns diplomatas.


#5 Lhasa Apso traz sorte

Via caniltrancoso

É conhecido como o cachorro da boa sorte, mas para servir de amuleto ele deve ser ganhado, e não comprado.


artigo-mobile-1


Veja mais artigos da Petiko: