565.9k
LEITURAS

COMPORTAMENTO

5 erros terríveis que podem tornar seu cão infeliz

Equipe Petiko

Equipe Petiko
23/10/14

Se você se preocupa com o seu cachorro, confira essa lista com os principais erros que podem tornar seu cão infeliz


Nós todos amamos nossos cães e queremos fazer sempre o melhor para eles, o que também significa torna-los felizes! Mas será que você está fazendo algo que, sem saber, o torna infeliz?

É muito provável que você não esteja, mas apenas para você ter certeza ou para ajudar alguém que esteja fazendo algo errado, confira essa lista, com 5 atitudes que podem tornar seu cão infeliz:




#1 Não levar seu cão para passear ou fazer exercícios

cão infeliz


Esse é talvez um dos problemas mais comuns. Não proporcionar ao seu cachorro a possibilidade dele fazer exercícios é prejudicial tanto para a saúde física quanto mental do cachorro. Os cães precisam sair lá fora, e isso não significa apenas ficar no quintal.

Levar o seu cachorro para um passeio é uma excelente maneira de certificar-se de que seu cão realiza a quantidade certa de exercícios que ele precisa e, além disso, vai ajudar a reforçar o seu vínculo com ele. Afinal, o seu cachorro quer estar com você, e não no quintal sozinho!



#2 Tirar a comida do seu cão enquanto ele ainda está se alimentando



É comum algumas pessoas retirar a comida do seu cachorro enquanto ele ainda está se alimento, seja por diversão (muitas vezes as pessoas acham divertido o fato do cão ficar bravo na hora que você retira a tigela de perto dele, principalmente se o cão for pequeno) ou para enfrentar o cão (em alguns casos as pessoas fazem isso erroneamente para mostrar ao seu cachorro quem manda). Seu cão não irá entender o motivo pelo qual você está fazendo isso e irá vê-lo como um tirano, e isso pode torna-lo agressivo por saber que você está sempre lá para tomar o alimento dele.

Por isso aquela regra de ficar longe do seu cachorro na hora que ele está comendo deve ser seguida à risca! Como você se sentiria se alguém sempre tomasse seu jantar sem motivo algum?

cão infeliz




#3 Prender seu cachorro como uma forma de punição

cão infeliz


Cães não entendem esse tipo de punição, não entendem que estão presos devido ao seu mau comportamento. O treinamento deve acontecer no momento do evento, os cães não são crianças que vão se sentar e pensar em suas ações. Então, caso seja necessário prender seu cão por um determinado tempo em algum lugar ou em uma caixa de transportes, tente garantir que esse seja um lugar divertido para ele. Nunca use isso como uma forma de punição.




#4 Gritar com ele com frequência



Imagine que seu único treinamento na escola ou no seu novo emprego era seu professor ou chefe gritando com você sempre que cometesse um erro! Você com certeza iria odiar isso. O mesmo vale para o seu cachorro. Se você gritar com seu cão o tempo todo, o único resultado que você vai ter é um cão estressado e que não vê você como um amigo.

Outro ponto é o quão a sério ele vai te levar quando você gritar com ele devido a um problema sério de verdade. Imagine a seguinte situação: você sempre grita com seu cão para ele parar e vir até você quando ele está correndo pelo quintal, mas você nunca o ensinou realmente a vir até você. Agora, o que você acha que irá acontecer se ele tiver correndo em uma rua movimentada? Ele te ouve gritar, mas isso é normal pra ele, pois você sempre grita, então ele irá continuar correndo.

Concluindo, gritar com seu cão constantemente não irá ajudar, é apenas uma maneira de deixa-lo estressado e infeliz.

cão infeliz




#5 Deixar seu cachorro sozinho por grandes períodos

cão infeliz


A maioria de nós, temos nossos empregos ou afazeres. Mas se você costuma ficar muito tempo fora de casa ao longo do dia e viaja constantemente, você deve pensar se ter um cão como animal de estimação é uma boa escolha. Os cães são animais sociais e precisam passar parte do seu tempo com sua família. Quando eles não recebem a socialização que precisam, acabam ficando tristes e estressados.

É importante que você faça parte da vida do seu cachorro. Então antes de adotar ou comprar um cãozinho, certifique-se de que você é capaz de fornecer o amor e o cuidado que ele precisa!



eva-bull

Veja mais artigos do Petiko: