5 problemas de saúde dos cães que alimentos funcionais podem resolver

in

Saiba como os alimentos funcionais podem ajudar – e muito – na redução e prevenção de doenças nos cães.

Você pode estar se perguntando: mas, o que são alimentos funcionais? São alimentos que, além de possuir valor nutricional, afetam positivamente as funções corporais do seu peludo, ajudando na prevenção e tratamento de doenças.

As qualidades terapêuticas desses alimentos são potencializadas quando seus compostos bioativos estão concentrados em suplementos alimentares, pois as doses excedem aquelas que poderiam ser obtidas diretamente dos alimentos. Estes produtos você já deve ter ouvido muito falar – eles são conhecidos no mercado como nutracêuticos!

A grande vantagem dos suplementos naturais para os nossos filhos de quatro patas em relação aos medicamentos sintéticos é que, além de prevenir e tratar diretamente a doença e não apenas os sinais clínicos, os efeitos colaterais são quase mínimos ou inexistentes.

Abaixo estão alguns problemas de saúde do seu cachorro que os alimentos funcionais ajudam na prevenção e no tratamento:

#1 Obesidade

Via giphy

Responsável por problemas cardiorrespiratórios, artrites e diabetes. Estima-se que no Brasil mais de 30% dos pets estão com sobrepeso, inclusive, algumas raças são mais propensas .

Alimentos que, quando concentrados, contribuem na prevenção e tratamento da obesidade canina:

Guaraná: Reduz o apetite e atua como um “energético”, diminuindo a fadiga motora.

Laranja amarga: Ajuda na diminuição da absorção de gorduras, carboidratos e colesterol. Também auxilia na queima de calorias, pois possui sinefrina, uma substância que acelera o metabolismo.

Garcínia cambogia: Além de diminuir a absorção de gorduras, aumenta os níveis de serotonina, proporcionando uma maior saciedade.

Extrato de alcachofra: facilita a digestão, elimina toxinas e regula o intestino.

Essas plantas, combinadas a outros produtos naturais como extrato de alcachofra e a levedura de cerveja, têm o efeito potencializado. Você pode encontrar o suplemento com base nesses alimentos em comprimidos: Suplemento Botica Pet Fit – Comprimidos.

#2 Ansiedade de Separação/Hiperatividade

Via giphy

Ansiedade de separação e hiperatividade em cães são problemas distintos, mas se analisarmos as consequências, veremos que são as mesmas: latidos incessantes, comportamento destrutivo, dificuldade de fazer xixi e cocô no lugar certo, lamber-se excessivamente.
E a solução para os dois problemas está em um mesmo alimento:

Maracujá: popularmente conhecido pelo seu efeito calmante, o maracujá é uma aliado poderoso para combater ansiedade e hiperatividade nos cães, mas o que pouca gente sabe é que a maior concentração das substâncias terapêuticas do maracujá está em suas folhas. Por isso, a utilização de suplementos naturais à base de maracujá é única maneira eficiente de se aproveitar os benefícios da fruta. É possível encontrar o Suplemento de Maracujá da Botica Pet em pó (para adicionar à ração ou à comida), em comprimidos, ou em palitinhos saborosíssimos.

#3 Mais suporte na gestação e lactação

Via giphy

Os cuidados com a gestação de cadelas são fundamentais para garantir uma infância e um crescimento adequado dos filhotes, assim como preparar a futura mamãe para amamentar seus filhotes após o parto.
Alimentos funcionais que trazem benefícios durante a gestação de cadelas:

Cartilagem de peixe: fonte natural de sulfato de condroitina, glucosamina, cálcio e fósforo em proporções ideais para uma boa formação de ossos e tecidos.

Levedura de cerveja: é considerada um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, minerais e proteínas.

Para cadelas gestantes é recomendado a utilização do Suplemento Botica Pet Gestante e Filhotes – em pó, que além desses ingredientes concentrados, possui em sua fórmula extrato de cenoura (fonte de vitamina A e betacaroteno), que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

#4 Mau funcionamento do organismo

Via giphy

Através dos alimentos funcionais também é possível fortalecer as defesas naturais do seu peludo. Alguns alimentos têm como benefício a eliminação de toxinas e melhora na absorção de nutrientes, contribuindo muito para equilibrar o organismo do cão. Isso reflete na sua saúde, pelos e pele.

Confira alguns desses alimentos:

Cenoura: Ajuda a evitar doenças cardiovasculares e estimula a reconstituição dos tecidos.

Alcachofra: facilita a digestão, estimula o fígado e aumenta a liberação da bile, promovendo a eliminação de toxinas e a regulação do intestino.

Chlorella (alga): rica em clorofila, melhora a imunidade do cachorro, promove a desintoxicação do organismo e estimula o crescimento e a recuperação dos tecidos.

Acerola: grande fonte de vitamina C e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Também funciona como um adstringente para distúrbios hepáticos e neutraliza radicais livres.

Você pode usufruir dos benefícios de todos esses alimentos combinados com extrato de alho e levedura seca de cerveja, em diferentes formatos:

Suplemento Botica Pet Equilíbrio – pó (para misturar com a ração ou à comida).

Suplemento Botica Pet Equilíbrio – comprimido

Palitos Mastigáveis Botica Pet -Treats Equilíbrio (extremamente saborosos)

#5 Cansaço

Via giphy

Quem tem um cachorro velhinho sabe que depois de um tempo sua energia já não é mais a mesma. Por isso, ele precisa de uma fonte de energia extra e nada pode ser melhor para ele que conseguir essa energia de alimentos naturais:

Beterraba: é muita rica em açúcares que são metabolizados pelos cães rapidamente e aproveitados como energia. É uma aliada poderosa no combate à fadiga e na redução do estresse muscular. Além disso, possui alta concentração de potássio e manganês, que são ótimos para o fortalecimento muscular e dos tendões.

Além dos idosos, cães atletas ou em fase de reprodução também podem se aproveitar desses benefícios da beterraba!
O suplemento também leva outros alimentos muito benéficos para cães em sua fórmula, como o alho, extrato de alcachofra, extrato de algas, acerola e levedura de cerveja. Pode ser encontrado em comprimidos (Suplemento Botica Pet Vigor – comprimidos) ou em treats absolutamente deliciosos (Palitos Mastigáveis Botica Pet -Treats Vigor).

Veja mais artigos da Petiko:


Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

10 melhores raças de cachorro para papais de primeira viagem

12 gatos que conseguem relaxar em qualquer lugar