102.7k
LEITURAS

COMPORTAMENTO

8 comportamentos do seu gato que você interpreta errado

Equipe Petiko

Equipe Petiko
11/02/16

Móveis arranhados, xixi pela casa, rabo balançando. Seu gato pode estar querendo te dizer algo.



Talvez os gatos sejam os animais domésticos mais complexos no que diz respeito ao comportamento. Até os gateiros de longa data podem não conseguir identificar o significado de alguns sinais deixado pelo gato.

A equipe do Petiko tentou desmistificar alguns deles:


#1 Gato com o pelo do corpo arrepiado

Ao contrário do que muita gente pensa, quando o gato está com os pelos eriçados não significa que ele vai atacar, mas que ele está com medo. O gato arrepia os pelos para parecer maior e com isso afastar o que está o amedrontando sem necessidade de um confronto físico.


#2 Gato balançando rabo

Quando o gato está balançando o rabo não significa que ele está feliz, como é o caso dos cães, mas também não significa que ele está nervoso como alguns dizem. Quando o gato está balançando o rabo é sinal de que ele está apreensivo, seja por estar diante de um inimigo ou por estar diante de uma caixa misteriosa.

gato-balancando-o-rabogifak.net


#3 Gato com barriga para cima

Gato com barriga para cima é sinal de que ele está seguro e tranquilo. Quando eles estão nessa posição nossa vontade é logo acariciar aquela barriguinha macia, mas não se precipite! Nessa posição eles estão expondo a sua parte mais frágil e vulnerável que é a barriga, suas caricias podem ser interpretadas como uma ameaça e ele não pensará duas vezes em se defender.

gato-de-barriga-para-cima


#4 Gato urinando pela casa

Nesse caso são vários os possíveis fatores, podem estar ligados à saúde (nesse caso, o melhor a fazer é procurar um veterinário) ou ao comportamento. Dente os fatores comportamentais estão: marcação de território, não adaptação do gato com o tipo ou localização da caixa de areia, o tipo do granulado sanitário ou até mesmo insegurança.

gato-fazendo-xixi


#5 Gato roçando nas pernas

É a forma que seu gato tem para avisar a todos os outros gatos da redondeza que você é dele. Quando os gatos roçam nas nossas pernas eles liberam odores que são perceptíveis a outros gatos. O recado é mais ou menos esse: “Saí pra lá que esse humano aqui já tem dono!”.

gato-rocando-nas-pernas


#6 Gato se escondendo

Os gatos são animais com instintos selvagens aflorados e esconder-se para surpreender sua presa é comum, por isso muitas vezes você leva um susto quando seu gato aparece do nada para tentar te atacar. Mas caso o gato permaneça escondido por longos períodos pode ser sinal de estresse, é comum acontecer em casos de mudança de ambiente ou movimentação de pessoas estranhas na casa.


#8 Gato arranhando coisas

Gatos arranham coisas por diversos motivos: como forma de se comunicar, aliviar o estresse, manter as garras afiadas, marcar território e até mesmo para demonstrar afeto.

Portanto, é natural o gato arranhar coisas e dificilmente você conseguirá tirar esse comportamento do seu bichano. Aí você deve estar se perguntando: “Então quer dizer que devo me conformar com meu gato arranhando tudo aqui em casa?”. É claro que não! Ofereça ao seu gato algo que ele possa arranhar, existem diversos arranhadores próprios para gato, esse por exemplo tem um ótimo custo benefício.


#9 Gato lambendo-se excessivamente

Se seu gato está limpando-se excessivamente, a primeira coisa a fazer é verificar se ele está com pulgas ou alguma alergia. Após eliminar essas hipóteses, tente se lembrar se você mudou algum móvel do lugar ou se sua casa passou a ser frequentada por pessoas diferentes, gatos odeiam mudanças, e é comum ficarem estressados quando elas ocorrem, as lambidas em excesso podem ser reflexo disso.

gato-se-lambendo


Dica do Petiko para mamães de gato!

Use o aplicativo da PetLove para comprar comidas e mimos para seu gato.

Você encontra a ração mais barata, além de diversos mimos e novidades para seu gato. E recebe tudo em casa!

Faça o download do app gratuito:

botoes-app2

tumblr_lns5u2l9TC1qcn249o1_500



Imagem da capa: almonature.com

Veja mais artigos do Petiko: