10.3k
LEITURAS

CURIOSIDADES,SAÚDE

ABRIL LARANJA mês de prevenção da crueldade contra os animais

Equipe Petiko

Equipe Petiko
09/04/18

Infelizmente ainda muitos peludos são maltratados. Para tentar mudar essa realidade o mês de Abril foi escolhido como sendo o mês de prevenção da crueldade contra os animais.


Aposto que você já viu campanhas em comerciais na televisão, outdoor, panfletos e cartazes em postos de saúde que envolvem cores de acordo com o mês como, por exemplo:

Abril Azul – mês de debate e conscientização sobre o autismo porque dia 02/04 é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Também pode ser representado por um laço com quebra-cabeça.

Junho Vermelho – importância da doação de sangue, tanto que dia 14/06 é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Ou pode ser também o Junho Laranja para conscientização sobre a anemia e leucemia.

Outubro Rosa – conscientização sobre o câncer de mama

Novembro Azul – combate ao câncer de próstata e diabetes


Reprodução internet



Essas campanhas são, normalmente, simbolizadas por um laço de acordo com a cor da campanha.

Por que um laço? Nos anos 90 ativistas batalharam pela maior conscientização sobre a Aids e assim criaram o laço da cor vermelha ou também conhecidas como fitas de conscientização. Depois vieram mais campanhas associando uma cor a cada mês para aumentar as mensagens informativas como, por exemplo, formas de transmissão, prevenção, tratamento de diversas doenças. Com objetivo das pessoas cuidarem mais da própria saúde e incentivar uma vida saudável.

As campanhas de saúde não se limitam a nós, humanos, já existem campanhas como essas no mundo pet, por exemplo, o
Outubro Rosa Pet – câncer de mamas nas gatas e cadelas.

E dentre tantas cores hoje vamos conversar sobre o:

ABRIL LARANJA – mês de prevenção da crueldade contra animais.

Em algum momento você já deve ter visto notícias, vídeos ou depoimentos sobre abuso de animais: cachorro, gato, pássaros etc. São cenas muito fortes e tristes que causam revolta, principalmente, para nós que amamos tanto os peludinhos. Nos questionamos de como uma pessoa pode ser tão cruel com um bichinho. Como essa pessoa sai impune? Por que fazer isso com um bichinho indefeso?

Com muita tristeza sabemos que os maus tratos em animais ainda é um problema no nosso bairro, cidade… no mundo. Pensando sobre esse assunto a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) dedica o mês de Abril para sensibilizar, promover ações de conscientização e prevenir a crueldade contra o animal porque muitos peludos vivem em péssimas condições higiene, são torturados e até abusados. Além dos peludos que são vítimas de abandono e já falamos disso no texto: as 6 raças de cachorro mais abandonadas.

Então, a importância de alertar e conscientizar a população sobre o maus tratos em animais.

No Brasil, é possível realizar denúncia de maus tratos que é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).


Via Petiko


Você pode denunciar no órgão público competente da sua cidade nos seguinte setores: trabalho de vigilância sanitária, zoonoses ou meio ambiente.

Ao realizar uma denúncia é importante levar, se possível, fotos, vídeos, testemunhas, alguma evidência do abuso.

Assim como é recomendado não reagir em um assalto, não enfrente sozinho a pessoa que está maltratando o peludo por mais difícil que seja. Afinal, não sabemos o quanto essa pessoa pode ser agressiva.

E você também pode denunciar pelo site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA). Para isso, só clicar aqui.

A ASPCA incentiva o uso do laço laranja para simbolizar o amor, carinho, proteção e respeito por todos os peludinhos.

Nós, da Petiko, não podíamos ficar de fora dessa campanha porque queremos viver em um mundo onde nenhum cachorro, gato ou qualquer outro peludo sofra maus tratos. Queremos que todos os peludos tenham uma família com muito amor e carinho. Por isso, estamos junto com nossos AUbaixadores unidos nesse sonho e usando algum acessório laranja para simbolizar esse mês de prevenção da crueldade contra os animais.

Uma gravata borboleta, uma bandana, bolinha etc. E você? Bora se unir também? Vamos todos juntos para prevenção contra crueldade animal?


Com uma bandana laranja


Minha bolinha é laranja!

Via @bc_nat


Estamos unidas!


Também estou com uma bandana


Look completo: gravata borbolete e bolinha laranja


artigo-desktop-2