991
LEITURAS

COMPORTAMENTO

Adestramento e terapia comportamental para cães: diferenças

Letícia Martins

Letícia Martins
25/03/14

Se um cachorro apresenta problemas comportamentais qual profissional você deve procurar?

A maioria das pessoas responderá: um adestrador, é claro. Entretanto, nem sempre um adestrador irá resolver os problemas de um cão, pois não será capaz de modificar o comportamento por meio do ensino de comandos.

Quando os problemas comportamentais já se instalaram, a Terapia Comportamental é indicada: o profissional terapeuta – especialista em comportamento animal – realiza as sessões em domicílio, aplicando procedimentos específicos para cada caso em particular, ajudando a reabilitar o cão e ensinando as pessoas da casa a maneira mais adequada de se comunicar com seu cachorro de uma forma eficaz e eficiente. O ambiente e o contexto familiar em que o cão está inserido são avaliados e as orientações do profissional são guiadas, com base nessa avaliação, a fim de orientar o proprietário de forma bem direcionada.

A maioria dos problemas comportamentais de um cão é gerado em função de condutas erradas adotas pelos donos no dia a dia. Se o cachorro late quando chega visita e o dono o pega no colo para que pare de latir, ele estará reforçando um mau comportamento e o cachorro se sente recompensado por latir quando chega uma pessoa nova na casa.

Será que apenas ensinar comandos para um cachorro com esse problema comportamental, resolverá o x da questão?

A reposta é não. O adestramento auxilia no desenvolvimento da obediência canina melhorando o relacionamento com o dono e pode ser usado para ajudar a controlar alguns problemas comportamentais. Mas para que a raiz do problema seja atingida, o dono tem que ser orientado quanto ao seu próprio comportamento em relação ao seu cachorro, quais são as medidas a serem tomadas e como intervir para que o problema comportamental seja sanado.

Referências:

http://canilethos.com.br/diferencas-entre-adestramento-e-terapia-comportamental-para-caes/

http://paws4udogs.wordpress.com/2014/02/17/needs-training/