10.5k
LEITURAS

DICAS

Você vê um cachorro… Ele vê um lar

Equipe Petiko

Equipe Petiko
27/08/14

Adote um cachorro adulto! Você irá ganhar um grande amigo



Poderíamos colocar aqui as diversas vantagens de se adotar um animal já adulto, para lhe motivar a tal, como:

  • Normalmente já estão esterilizados e vacinados
  • Não costumam chorar à noite
  • Já estão socializados, com tamanho e comportamento definidos
  • São mais obedientes e menos destrutivos que os filhotes
  • Se adaptam rapidamente ao ambiente e às pessoas
  • São mais independentes; etc


Mas adotar por esses motivos, o de “levar vantagem”, serão os motivos errados para adotar um animal. Adoção é por amor, não por benefício próprio, vantagem, raça, diversão, tamanho, idade, etc. Adote pelo animal, para salvar uma vida e integrá-la a sua família.

Diferente do que muitos imaginam, um animal adulto é capaz de se acostumar a um novo tutor e formar com ele um profundo elo de amizade. A adaptação será um período de paciência e descobertas, tanto quanto é feito com o filhote. Geralmente, os animais são gratos, sabem reconhecer quando conquistaram melhores condições de vida e aceitam de coração aberto o novo lar. Os que vieram de um lar temporário, onde recebem mais atenção, podem estranhar mais no começo a mudança, mas nada que o seu amor, atenção e paciência não resolvam logo na primeira semana.

Há muitos animais adultos, e até idosos, que sofreram a terrível violência do abandono, por terem tido a falta de sorte de ficarem sob a responsabilidade de pessoas de má índole. Abandonados nas ruas, abrigos lotados ou lares temporários, aguardam a chance de serem felizes. Eles merecem. Eles cresceram, e com eles, o amor.

Seja o protagonista desse ato de amor e transformação que é a adoção de um animal carente!

PS: O maior cuidado deve ser com possíveis tentativas de fugas, até que o animal perceba que aquele é o novo local dele, em que pode confiar e permanecer. Isso também depende de animal para animal. Então, cuidado com os portões e utilize plaquinha de identificação.


Onde adotar?

É muito provável que existam uma infinidade de ONGs próximas de onde você mora, procure se informar. Você também pode visitar o canil público, o centro de controle de zoonose ou o departamento de proteção animal da sua cidade.

Você vai estar dando uma segunda chance ao cãozinho sortudo que você adotar, e pode ter certeza de que ele será eternamente grato à você!


Fonte: ULA – União Libertária Animal


Cadastre-se no Petiko e veja os prêmios gratuitos que o Petiko tem para seu pet.

Veja mais artigos do Petiko: