Brincadeiras de Gato

in

Fato: os gatos são menos ativos que os cães. Muitas vezes eles preferem uma almofada fofinha a um passeio no parque.

Mas não é por isso que gatinhos não precisam brincar! Existem várias brincadeiras de gato.  Se você mora em um apartamento e seu gatinho não pode sair pra dar um rolê na rua e conhecer novos amigos, você vai ter que reservar um tempinho pra brincar com ele, para que o pobre felino não se sinta entediado e abandonado.

As brincadeiras de gato, diferente dos cães que buscam a bolinha e correm babando atrás do frisbee, são voltadas para as atividades que simulam a caça. Para um gato qualquer coisa vira brinquedo! O meu Cotoco a-do-ra-va brincar com bolinha de papel amassada (hoje ele dorme o dia inteiro…), ficava lá jogando a bolinha de um lado pro outro e correndo atrás.

Claro que existem os brinquedos especiais pra gatos, que costumam vir recheados de Catnip (lembra dela? Não?! Leia aqui!) mas, se a grana tiver curta, qualquer coisa serve…bolinha de papel, novelo de lã, brinquedo de dar corda, carrinho… o segredo é ser alguma coisa que se movimente, para que o seu pequeno caçador possa gastar as energias.

Um brinquedo divertido, que os gatos adoram e que é super fácil de fazer é a ‘vara-de-pescar’. Você pega uma vara de madeira, plástico, PVC…sei lá… amarra um fio ou uma linha em uma das pontas e, na outra ponta do fio, prende um brinquedo e começa a atiçar o gatinho com o brinquedo -arrastando pelo chão, pulando pra cima e pra baixo.. – para que ele possa tentar pegar. É importante deixar o gatinho pegar o brinquedo de vez em quando para que ele continue curtindo a brincadeira e sendo estimulado a brincar mais.

Imagem: ultad.com.br

Os gatinhos filhotes aprendem a ser independentes por meio das brincadeiras. É brincando que eles aprendem a caçar o alimento por isso, é muito importante estimular os filhotes com brincadeiras! Os gatinhos maistímidos, que chegaram recentemente na casa e ainda não estão acostumados com o espaço, irão se soltar mais rápido e se acostumar melhor com o ambiente se tiverem alguém com quem brincar pelo menos uma vez por dia.

Conforme os gatos vão crescendo eles vão ficando mais preguiçosos e o ritmo da brincadeira diminui consideravelmente, mas mesmo assim é sempre importante você reservar uns minutos do seu dia para brincar com o seu gatinho, já que isso reforça a amizade entre vocês e serve pra quebrar o tédio e queimar calorias do seu amigo felino!

 

 

Avatar

Escrito por Mariana Benitez Fini

Mariana Benitez Fini, veterinária formada pela Universidade Federal de Tocantins. Trabalhou com diagnóstico por imagem de pequenos animais, possui interesse em comportamento e nutrição natural para pets.
Trabalha no serviço de inspeção municipal de Araçoiaba da Serra-SP, escreve para a revista Pulo do Gato, e é proprietária do Blog PetDicas.
Atualmente está procurado se especializar em equinocultura e tem como projeto para o futuro criar um canal no youtube com dicas para pets.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Misturas de raças que ficaram incríveis

bulldog

Papai bulldog ensinando seus filhotes a brincar