Brinquedos e Brincadeiras para Gatos

in

Brinquedos e brincadeiras para gatos são tão importantes quanto água e ração.Brinquedos e brincadeiras para gatos são tão importantes quanto água e ração.

O assunto é recorrente. Imagino sempre que vocês devem estar bem cansados de ler artigos sobre brinquedos e brincadeiras para gatos domésticos. Pessoal, brinquedos e brincadeiras são tão importantes quanto à água e ração. Pode acreditar, a qualidade do dia-a-dia dos gatinhos está diretamente relacionada com o enriquecimento ambiental.

Brinquedos e Brincadeiras para Gatos

Gatos devem ficar confinados em casa (já falamos sobre isso!) e, assim, devem ter uma rotina enriquecida. Mas devemos repensar sobre alguns detalhes. Brinquedos não são indestrutíveis, àqueles que são confeccionados com cordas, linhas e pequenos pedaços de tecido devem ser substituídos com certa frequência. Nada de deixar o brinquedo virar um frangalho para jogá-lo fora.

Brinquedos destruídos podem soltar pequenos fragmentos e causar sérios problemas de saúde, ok?

Brinquedos em excesso tornam-se bastante desinteressantes com o passar do tempo. No entanto, existe algo que pode acontecer em alguns gatos: excessiva estimulação devido à quantidade de informação. Gatos com predisposição a hiperatividade e agressividade devem ser monitorados quanto a isso. Brinquedos que são confeccionados em casa devem ser idealizados com cautela. Lembrar que fitas, cordas e barbantes soltos podem representar um importante risco para a saúde dos gatos.

brinquedos para gatos

Outro detalhe importante é que gatos não diferenciam as diferentes finalidades de um mesmo objeto como nós. Se não quiser que ele brinque com as canetas da coleção encima da sua escrivaninha, não ofereça uma caneta inutilizada para ele brincar.

 

Escalar, pular e arranhar

Gatos precisam realizar determinadas “tarefas” que estão codificadas na sua programação genética. Existem algumas raças que apresentam algumas limitações físicas que podem diminuir a frequência desses comportamentos. Mas, todos eles gostam muito de escalar, pular e arranhar.

Brigar com os gatos porque estão realizando algumas dessas atividades é confundir a cuca dos bichanos.

Algumas situações observadas na rotina da clínica dos gatos são reclamações abundantes de pessoas que estão incomodadas com problemas comportamentais de seus gatos.

Pode ser de fato um problema ter um sofá recém-comprado customizado pelos gatos. Mas, atenção, ele está realizando algo que ele nasceu para fazer. Claro que não precisa ser no seu sofá novo. Por isso pensar no enriquecimento é tão importante. Castelinhos, escadinhas e armário para gatos são perfeitas para gerar conforto para todos os habitantes da casa, inclusive os gatos.

Gatos arranham superfícies para se comunicar com os demais indivíduos do ambiente. Marcam árvores com a finalidade de estabelecer comunicação visual e, também, olfatória através das glândulas apócrinas localizadas nas patinhas. Por isso, devemos fornecer superfícies específicas para serem marcadas. Mas não não deixe os arranhadores em lugares muito escondidos!

Os arranhadores podem ficar em locais que não sejam vistos pelas visitas ou que não afrontem a decoração do apartamento novo. Mas, se escondermos muito, o arranhador pode ficar pouco interessante.

brincadeiras para gatos

Tão importante quanto à superfície, textura, conforto do arranhador, é a localização dele. Para finalizar esse artigo (Já está muito grande é vai acabar ficando cansativo): gatos amam superfícies altas e planas. Não se esqueça de pensar com a cabeça dos gatos. Se não quer que ele suba no aparador novo da sala, não brinque com ele neste local e nem prepare alimentos que possam deixar resíduos atrativos também.

Outra dica divertida, trabalhosa, mas interessante é: para investigar se ele anda passeando por superfícies proibidas, coloque uma pequena camada de talco ou farinha de trigo nestes locais. Quando chegar do trabalho, brinque de detetive.

Saudações felinas.

Dr. Carlos Gabriel Dias

 

Avatar

Escrito por Carlos Gabriel Dias

Graduado em medicina veterinário pela UFRRJ. Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias pela UECE

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cães que falharam

Cães que falharam miseravelmente na hora de pegar a bolinha

cães e gatos

14 cães e gatos que querem destruir o Natal