6.5k
LEITURAS

DICAS,VÍDEOS

Ensinando seu cachorro esperar para comer

Rafael Meireles

Rafael Meireles
22/04/15

O comando para o cachorro esperar para comer é importante para seu adestramento e até para a saúde do cão.




Quem diria, esperar para comer pode salvar a vida de um cão. Sim, principalmente se o seu cão tem a tendência de ter a tal torção de estômago.

Comer muito rápido é um comportamento ruim que esta presente em muitos cães, principalmente filhotes. Os pequenos mais dominantes e espertos, acostumados ao grande número de irmãos durante o tempo de desmame, praticam comer o mais rápido possível para poder empurrar os irmãos de suas tigelas e comer a comida deles. É um comportamento natural do animal, que vive a lei da sobrevivência. Em outras palavras, deixa eu garantir o meu e mais um pouco.

O grande problema é que eles levam este comportamento para suas novas casas quando são adotados. Com o tempo, o que antes era apenas um gesto natural e inocente pode tornar-se agressividade durante a alimentação. Não são poucos os casos onde os próprios donos e outros cães são atacados quando um cão esta comendo.

Além deste problema, comer rápido faz com que o cão engula mais ar, intensificando casos de flatulência e a torção do estômago.

Para evitar este final ruim o melhor a fazer é treinar desde cedo o respeito e a educação na hora de comer. Três passos simples são necessários para educar o seu animal:

1) Ensine o cão a sentar.

2) Depois de aprender a sentar, o cão deve aprender o comando “espera!” ou “quieto!”.

Neste comando ele não deve se mover enquanto você não der a ordem.

No começo é mais simples ensinar com um biscoito ou um punhado de ração nas mãos para servir de recompensa. Faça o cão sentar e coloque diante dele a sua mão, fechada, com o petisco dentro. Deixe o cão sentir o cheiro e entender que tem algo dentro de suas mãos. Ele vai enlouquecer tentando pegar o petisco, neste momento fale o comando “QUIETO!”. Ele vai continuar tentando pegar, preste muita atenção, no momento em que ele parar, nem que por um segundo, fale o comando novamente e abra a mão para que ele possa comer o petisco.

Repita isso algumas vezes até que ele esteja acostumado com o comando e fique imóvel até você abrir sua mão para ele comer o petisco.

3) Após aprender o comando acima você deve começar a praticar um “gatilho” para ele pegar o petisco. Um você já ensinou ao abrir a mão, o outro pode ser um estalar de dedos.

Após aprender os três passos acima o cão estará pronto para o mais complicado, não atacar a vasilha de ração enquanto você não der a ordem.

Parece bobagem, mas você vai perceber que quando o cão chegar neste nível, o respeito por você estará muito maior e em todos os sentidos.

Controlar os recursos como água, carinho e comida, garantem a você o status de líder da matilha e deve ser colocado em prática sempre. Somente assim para ter um cão equilibrado e feliz ao seu lado.

No vídeo que esta no topo da página esta o treinamento com o Winters, que estava com 2 meses e meio e tinha o exato problema que eu descrevi acima. Veio de uma ninhada grande, era um dos mais espertos e fortes da turma. Aproveitava tudo isso para expulsar os irmãos e comer a comida deles.

Neste vídeo abaixo você tem um exemplo claro de como fizemos o treinamento com o Speirs, já com o Winters já treinado.

Esperando para comer

Recebemos algumas mensagens com dúvidas sobre controlar o filhote na hora de comer. Fiz um filme bem simples e rápido mostrando como fazemos com o Winters e o Speirs.Gente, o detalhe é a paciência, percebam que pedi para minha esposa executar o comando e ela não entrega a comida ao Speirs por duas vezes, isso porque percebemos que ele levantou a bundinha do lugar. Somente quando ele ficar parado ele recebe o comando para comer.Fazem apenas alguns dias que estamos treinando com o Speirs e ele já esta aprendendo, este tipo de liderança é importante em relação ao cão, principalmente na hora de mostrar que é você quem controla os recursos vitais.Para quem quiser saber mais sobre este comando, basta ler o nosso post: https://www.facebook.com/notes/winters/esperando-para-comer/667909269918176

Posted by Winters on Quinta, 4 de setembro de 2014


Rafael Meireles


eva-bull

Veja mais artigos do Petiko: