7.6k
LEITURAS

COMPORTAMENTO

Cães enclausurados: cachorro dentro de casa

Fúlvia Andrade

Fúlvia Andrade
13/11/14

O cachorro dentro de casa fica privado não só dos exercícios, mas também de todos os estímulos que o ar livre pode proporcionar.


Recentemente li depoimentos de donos de cães de determinada raça que diziam que seus cães viviam 24h por dia dentro de casa, nunca haviam dado um passeio. Se precisavam sair, era no colo, de carro, e apenas uma vez por semana para tomar banho no pet shop.



A desculpa para a falta de passeios, exercícios e brincadeiras com outros cães? São várias:

  • vai embolar os pelos
  • não precisa de exercício é uma raça de porte pequeno
  • só de caminhar dentro de casa já se exercita o suficiente
  • não tem muita energia, descansa a maior parte do tempo
cachorro dentro de casa



Vemos que os donos apenas se preocuparam com a estética e exercícios físicos do cão. Mas, e os estímulos mentais? O lado social de brincar com outros cães, conhecer pessoas? A oportunidade de poder andar na grama, sentir os inúmeros cheios que um passeio proporciona?

O mais incrível é saber que alguns criadores concordam com a falta de passeios dos cães, dizendo que eles se exercitam sozinhos em ambientes grandes (no caso de cães de porte médio e grande) e até mesmo dentro de casa (no caso de cães de porte pequeno).

Acontece que os cães não se exercitam sozinhos: precisam de estímulo para isso. Senão, passarão o tempo todo deitados e dormindo, só acumulando energia que será gasta de uma forma que não iremos gostar: latidos excessivos, destruição de objetos, comportamentos compulsivos. E caminhar é benéfico para os cães. Não melhora apenas o aspecto físico (tônus muscular, sistemas circulatório e respiratório) como melhora o aspecto emocional (proporciona sociabilização com outros cães, pessoas; estímulos através dos cheiros, do tato ao contato com superfícies diferentes; aumento do vínculo cão-tutor).

Que tal melhorar a vida do seu cão? Afinal, nós saímos para passear, trabalhar, encontrar com os amigos. Para os cães, nós somos seu mundo.

Fúlvia Andrade


Cadastre-se no Petiko e veja os prêmios gratuitos que o Petiko tem para seu pet.

Veja mais artigos do Petiko: