35.4k
LEITURAS

CURIOSIDADES

Cães fazem as pessoas mais felizes, e agora sabemos o motivo

Equipe Petiko

Equipe Petiko
06/12/16

A ciência mostra como os cães fazem as pessoas mais felizes.


Aqui na Petiko estamos apaixonados por compartilhar nossa paixão e a alegria por conviver com nossos animais. Afinal, a própria ciência diz que os cães nos fazem mais felizes. Claro que não precisávamos de prova alguma sobre isso, mas ainda assim é reconfortante ver a confirmação disso: a vida é melhor com um cão.

E aqui estão quatro motivos que faz a ciência afirmar que nossos cães nos tornam mais felizes:


#1 Cães melhoram nosso humor.

Muitos estudos têm mostrado que um cachorro pode diminuir os sintomas de depressão e ajudar seus tutores a serem mais otimistas e positivos.

O especialista em animais Karen Winegar citou durante uma entrevista para o New York Times: “O vínculo entre o homem e o animal ignora a razão. Vai direto para o coração e nos alimenta de forma que nada mais pode.”


#2 Cães são grandes terapeutas.

Cães são grandes terapeutasVia @umdiadecaomt
Esses são alguns cães que participam do projeto Um dia de Cão, uma terapia assistida por cães realizada no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte.

O companheirismo animal é um componente muito importante em nossas vidas e faz toda a diferenças, especialmente para pessoas que sofrem de alguma doença ou transtorno. Os cães também podem ajudar na recuperação de pacientes com lesões, a melhorar a qualidade de vida de pessoas com autismo e até a ajudar crianças no processo de aprendizagem.


#3 Cães reduzem nosso estresse.

Além de ajudar no humor, ter a companhia de um cachorro impacta de maneira comprovada sobre os níveis de estresse. Não é à toa que diversos escritórios passaram a permitir que seus funcionários tragam seus cães para o trabalho. Na Petiko amamos fazer pausas para passar um tempo com nossos peludos.


#4 Cães aumentam nosso nível de oxitocina, o hormônio do amor.

Passar um tempo com o cachorro aumenta nosso nível de oxitocina, conhecido como “hormônio do amor”. Quando isso acontece os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem. A oxitocina também está ligada à sensação de bem estar físico e emocional e de segurança, o que ajuda na ligação entre você e seu cão.


Bom, se você precisava de motivos para ter mais um cão (ou o primeiro), acho que fizemos bem nosso trabalho


artigo-mobile-1



Imagem da capa: via Instagram/tofu_corgi

Veja mais artigos da Petiko: