173
LEITURAS

CURIOSIDADES

Cães sentem culpa?

Equipe Petiko

Equipe Petiko
08/09/17

Seu filhote aprontou e depois da bronca vem aquela carinha de culpado. Será que os cães sentem culpa?



A resposta é: não!

Às vezes, quando damos uma bronca no nosso cachorro vemos a famosa “carinha de culpado” como se soubesse que fez algo de errado. Pesquisadores em comportamento animal acreditam que a aparência de culpa é uma resposta à nossa linguagem corporal. Então, ele não sabe que aprontou e nem está pedindo desculpa.

Quando o cachorro faz algo errado na hora da bronca usamos um tom de voz bravo acompanhado de gestos, por exemplo, falamos alto e apontamos o dedo. Os cachorros sentem a nossa raiva e respondem a isso com uma aparência de vergonha ou culpa, mas pode ser apenas uma reação ao estresse, medo ou comportamento submisso: encolhimento, “rabinho entre as penas”, “olhos tristes”.



O seu cachorro nesse momento só quer que você se acalme. Ele pode entender que fez algo de errado, mas a bronca deve ser acontecer no flagra, e não, horas depois porque quanto mais tempo demorar, menos ele vai relacionar com o erro.

Lembre-se que o cachorro associa algo positivo e negativo, ou seja, o que faz bem ou não para ele. Ele está sempre atento nas suas expressões corporais.


Foi ele!

Via giphy


artigo-mobile-1

Capa: images.minilua


Veja mais artigos da Petiko: