5 Dicas para manter um cão idoso saudável

in

Siga essas 5 dicas valiosas para melhorar a qualidade de vida do seu cão idoso.


Um cão idoso tem necessidades diferentes em relação a um cão mais jovem. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a manter seu cãozinho, que já atingiu uma certa idade, saudável.

#1 Faça Check-ups regularmente no veterinário

cão idoso


De fato, muitos veterinários recomendam que os cães mais velhos devem ser examinados duas vezes por ano, ainda mais se o cão já apresentou algum problema mais grave de saúde.

Um exame completo pode revelar problemas de saúde que podem afetar a vida do seu cão, tais como doenças dentais, artrite, doenças cardíacas, doenças renais e muitas outras.


#2 Fique atento a qualquer mudança de comportamento do seu cão



Dar atenção ao comportamento é importante para todos os animais, mas duplamente para cães idosos. A mudança no comportamento do seu peludo pode ser um sintoma de doença. Atente-se para alterações na apetite e no consumo de água dele. Preste atenção em mudanças na urina, hábitos intestinais e alterações no sono.

Se ele começa a ficar irritado por qualquer motivo, pode ser que ele esteja com dores, tendo dificuldade em enxergar ou de ouvir corretamente. Se você notar alguma alteração, leve-o ao veterinário.

cão idoso


#3 Facilite a locomoção e o acesso aos seus lugares favoritos

cão idoso


Esteja ciente de que o seu cão pode ter algum desconforto ou dor causada por problemas de artrite ou outros problemas de saúde que torna difícil executar um movimento que ele fazia quando era mais jovem.

Por exemplo, se o seu cão sobe na cama ou no sofá, considere fornecer uma rampa ou uma escadinha, como essa, para tornar mais fácil ele subir e descer do móvel. Carpetes em pisos escorregadios também podem ajudar ele a ganhar mais equilíbrio. Ajude-o também entrar e sair do carro.


#4 Escolha uma alimentação adequada para ele



Necessidades nutricionais mudam com o passar da idade do cachorro. É importante que você forneça um alimento adequado para a idade dele. Alguns animais mais velhos tendem a ganhar peso e podem precisar de uma dieta para cães menos ativos. Outros podem ter dificuldade para manter o seu peso e podem precisar de uma dieta com um teor calórico maior.

Eles também podem ter doenças que são controladas, pelo menos em parte, através da alimentação. Seu veterinário pode ajudar a escolher uma dieta adequada para o seu cão idoso com base nas exigências nutricionais individuais dele.

cão idoso


#5 Forneça uma cama bem confortável para ele

cão idoso


Utilize cobertores e toalhas macias. Isso irá ajudá-lo a ter um sono melhor.

Há ainda camas ortopédicas especiais feitas para cães idosos. Além de ajudar a atenuar o envelhecimento das articulações do seu cão, algumas camas ortopédicas podem ser equipadas com uma fonte que emite calor e vibrações, o que melhora a circulação do cão – são perfeitas para cães com artrite.


eva-bull


Referências: pawnation

Veja mais artigos do Petiko:


Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

16 Incríveis gatos parecidos com pessoas famosas e objetos

Cachorro apronta

Cachorro apronta em concurso de obediência e fica famoso