Catnip – A erva do Gato

in

Se você tem um gato irrequieto, pestinha, que arranha o sofá da sala e morde as visitas, não deixe de conferir os benefícios da Erva do gato! E não é só isso! Ela ainda ajuda a aliviar o stress, acostuma o gato a usar seus brinquedos e não tem efeitos colaterais! Se você gostou, não perca! Ligando agora, você ainda leva de graça .…ops… Acompanhe o resto do post!

Primeiro vamos conhecer a erva do gato. O nome científico dela é Nepeta cataria e ela é uma plantinha da família das hortelãs. A Catnip, como é conhecida internacionalmente, tem nas suas folhas uma substância chamada Neptalactone, que age sobre o cérebro do seu gatinho, mais especificamente no Órgão do Jacobson (sério…não fui exatamente a melhor da classe em Anatomia… e nas aulas de Patologia quando a a professora terminava de falar “necropsia” eu já estava no banheiro vomitando, entãaaaao, só digo que o Orgão de Jacobson é responsável pela detecção dos feromônios. Se você quiser conhece-lo melhor, a Wikipedia tá ai pra isso ^_^).

A primeira vez que você vê um gato “catnipado” não tem como não lembrar da filosofia paz e amor, botar um disco da Janis Joplin pra rodar e chamar seus amigos de “bicho”! Os gatinhos ficam maluco beleza ao melhor estilo Raul Seixas de ser (estou muito musical hoje…). Mas aí, você, caro leitor Petnauta (putz! não sei de onde tirei o termo “Petnauta”, mas tá difícil se livrar dele…), me pergunta: Pra que diabos eu vou querer um gato chapado?!

Não. A erva do gato não funciona assim...
Não. A erva do gato não funciona assim…

Acontece que a Catnip, quando age no cérebro dos gatinhos, libera seu instinto de caçador…aqueles flashbacks dos gatos selvagens correndo atrás da presa no meio da floresta etc, etc. Isso serve tanto como um desestressante para gatos muito ativos (ele deixa os donos, as visitas e os móveis em paz por um tempo), já que eles vão ter onde gastar toda sua energia, bem como um estimulante para gatinhos apáticos e tristes. Além disso, ao colocar a Catnip no arranhador do gato, por exemplo, vai levar ao pensamento “arranhar as unhas ali dá barato…arranhar as unhas no sofá não dá barato” e acostuma seu gatinho a afiar as unhas no lugar certo. Depois de uns minutos de viagem com a Catnip, o gato costuma relaxar e dormir por bastante tempo, já que precisa repôr todas as energias que foram gastas na brincadeira.

 

Legal! Como eu dou Catnip pro meu gato?!

A parte boa é que você não vai nem precisar comprar um narguilé! Os brinquedinhos de gato em geral já vêm recheados com Catnip. Além disso também existe a Catnip desidratada, vendida em pacotinhos pra você colocar onde preferir (no arranhador, na caminha, nos brinquedos…). Ah, sim! também não precisa recorrer à boca de fumo mais próxima! Catnip está a venda em todos os petshops!

 

Vou ter um gato viciado?! Vou ter que levá-lo aos Catnipólatras Anônimos depois?!

Não não! Não se preocupe. Diferente dos alucinógenos conhecidos e usados pelos humanos, a Catnip não tem efeitos colaterais, não vicia, não causa danos ao cérebro, não causa impotência, teratogenia, dentes amarelos nem mau hálito. Seu gatinho pode usar a vontade e ainda vai estar livre do rehab! Ah! E também não precisa se preocupar com as Bad Trips…

 

Sei…comprei…dei pro gato…e tipo assim, não funcionou!

Pois é, nem todos os gatos são sensíveis à Catnip (embora a maioria seja). Os gatos machos em idade reprodutiva são os que respondem mellhor à erva, mas também não é garantido que 100% deles vai ser sensível ao efeito da Catnip.

 

Caaaara isso é muito legaaaal! Vou fazer uns baseados de Catnip e distribuir pra galera! ou Olha! Funciona! Vou dar pro meu cachorro hiperativo!

Sinto informar, mas a Catnip só funciona em gatos (por isso que chama CATnip, sabe…).

Claro que cada caso é um caso, alguns animais hiperativos ou muito apáticos estão além do ‘tratamento’ com Catnip, necessitando de acompanhamento veterinário específico, mas de modo geral tanto pra educar quanto pra divertir a catnip é sempre uma boa escolha…. e não se surpreenda caso seu gato amanheça pelado na lama cantando Jimmy Hendrix, Janis Joplin ou outros clássicos do Woodstock….

“Purple haze are in my brain

Lately things don’t seem the same

Acting funny but I don’t know why

Excuse me while I kiss the sky”

(Purple Haze – Jimmy Hendrix -> eu avisei que estava musical hoje….)

 

 

Avatar

Escrito por Mariana Benitez Fini

Mariana Benitez Fini, veterinária formada pela Universidade Federal de Tocantins. Trabalhou com diagnóstico por imagem de pequenos animais, possui interesse em comportamento e nutrição natural para pets.
Trabalha no serviço de inspeção municipal de Araçoiaba da Serra-SP, escreve para a revista Pulo do Gato, e é proprietária do Blog PetDicas.
Atualmente está procurado se especializar em equinocultura e tem como projeto para o futuro criar um canal no youtube com dicas para pets.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Lipoma Canino: Sintomas e Tratamento

caminhas para cães

15 Ideias de casinhas e caminhas para cães e gatos geniais