Como fazer o gato beber água

in ,

Dra. Laila dá dicas preciosas para fazer o gato beber água

Em época de racionamento de água é impossível não lembrar que os bichanos são alguns dos animais que mais sofrem com a falta dela.

Apesar de muita gente já ter ouvido falar que gatos bebem pouca água e que isso prejudica o sistema urinário, poucos compreendem de fato como isso ocorre e como fazer com que eles bebam mais água.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Os rins são órgãos que produzem urina a partir da filtragem do sangue. Sai na urina aquilo que não é bom para o organismo. Entretanto essa não é apenas a única função dos rins. Eles produzem alguns hormônios, controlam a pressão arterial e mantém o balanço hídrico e eletrolítico.

Para que tudo isso ocorra é preciso que os rins estejam em plena atividade e os néfrons (estruturas microscópicas que ficam dentro dos rins) são os responsáveis por essa atividade. Gatos naturalmente possuem menos néfrons que homens e cães e, portanto, já nascem com maior tendência a doenças renais, o que justifica mais ainda a necessidade de beberem mais água.

A urina dos gatos também é naturalmente mais concentrada que a nossa urina e a dos cães, fazendo com que o acúmulo de sedimentos seja mais frequente. Sedimentos podem se acumular no sistema urinário e formar os famosos cálculos ou pedras. Lógico que os gatos que bebem menos água terão uma urina mais concentrada e, consequentemente, mais cálculos urinários.

Antigamente acreditava-se que a castração aumentava a chance de gatos machos terem obstrução de uretra, mas já está comprovado que o único fator que interfere diretamente nessa doença é falta de ingestão de água.

DICAS PARA AUMENTAR A INGESTÃO DE ÁGUA

1) Espalhar diversas vasilhas de água pela casa.

2) Vasilhas de água largas, pois os gatos preferem não encostar seus bigodes nas bordas.

3) Vasilhas de água distante das vasilhas de comida.

4) Fontes de água corrente com filtro, mas somente se seu gato é habituado a beber água corrente. O estímulo a esse tipo de consumo de água pode prejudicar o gato, pois ele pode parar de beber água das vasilhas, prejudicando a ingestão hídrica. De qualquer maneira é melhor manter uma fonte do que deixar a torneira sempre aberta.

5) Oferecer ração úmida (sachê ou lata), pois contém 80% de água versus 10% nas rações secas.

6) Em épocas de calor vale colocar pedrinhas de gelo na água, pois eles gostam de água mais fresca e NÃO, eles não vão pegar resfriado nem ter dor de garganta por beber água gelada. Até mesmo porque o gelo derrete rápido deixando a água apenas fresquinha.

7) Fazer pedrinhas de gelo com água da lata do atum. Basta pegar a água do atum, colocar nas forminhas de gelo e oferecer as pedrinhas para os gatos lamberem. Isso distrai os gatos e faz com que eles engulam mais água. Aqui vale ressaltar que gatos que já possuem doença do trato urinário o atum não é indicado, pois contém muito sódio e por isso essa dica vale apenas na prevenção.

Dra. Laila Massad Ribas

Dica do Petiko para mamães de gato!

Use o aplicativo da PetLove para comprar comidas e mimos para seu gato.

Você encontra a ração mais barata, além de diversos mimos e novidades para seu gato. E recebe tudo em casa!

Faça o download do app gratuito:

botoes-app2

tumblr_lns5u2l9TC1qcn249o1_500

Veja mais artigos da Dra. Laila no Petiko Petiko:


Avatar

Escrito por Laila Massad Ribas

Dra. Laila Massad Ribas é especializada em Medicina Felina e autora do Portal Medicina Felina (portalmedicinafelina.com.br) que traz informações sobre saúde, curiosidades, cuidados e comportamento dos gatos. É formada em medicina veterinária pela Universidade Paulista e fez Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

animais vão para o Céu

Papa Francisco afirma que os animais vão para o Céu

cães sacaneando

12 cães que são mestres da picaretagem