Cuidados com seu pet no inverno

in

Você não precisa ser um fã dos livros de George R.R. Martin ou do seriado Game of Thrones pra saber que Ned Stark tinha razão: O inverno está chegando. E, a menos que você seja como os Targaryen, que tinham dragões de estimação, seus pets irão exigir cuidados especiais nessa época do ano.

Como o assunto é grande, vou dividir o post em duas partes: a primeira sobre o conforto dos pets no inverno e a segunda sobre as doenças mais comuns da estação e como evitá-las. Então, se acomode no seu cobertor, pegue uma xícara de chocolate quente e acompanhe o post…

O mais marcante no inverno, dentro de um Hospital Veterinário, não são as doenças de inverno ou os pets com dor de barriga depois de ter tomado chocolate quente. Não. O que chama atenção mesmo são as roupas: todos os tipos e modelos, com lacinhos, com strass, fantasias de super heróis, aquelas onde se lê “Policia” “FBI” ou “SWAT” (que as pessoas insistem em colocar nos pinschers e poodles como se a piada já não tivesse perdido a graça anos atrás…), enfim… vemos de tudo! Mas isso é mesmo necessário?

Roupa-para-Cachorro-05 inverno

Vamos começar pelo começo: os pets sentem frio? Claro que sim! Mas não como a gente, afinal nós somos “pelados” e eles, mesmo os de pelagem curta, tem um cobertor embutido. Então, a roupinha é uma necessidade ou luxo?

Depende muito do animal…

Os animais grandes em geral não precisam (e não gostam) de roupinhas. Alguns como os Huskies, São Bernardo, Pastor Alemão e outros, são preparados para o inverno, tendo pelo e sub-pelo (uma camada fofinha que fica embaixo do pelo que, alem de deixar esses cães “impermeáveis”, também mantém eles quentinhos no inverno).

Os cachorros peludos, sejam de raças grandes ou pequenas, como o Poodle, Fox Terrier, Airdale e Sheepdog…não precisam de roupinha e podem, inclusive, acha-las muito desconfortáveis. Já aqueles de pelo longo, tipo Yorkshire, Pequinês, Lhasa Apso, Shih Tzu e “Lhatzu” (que é aquele que você olha, olha e olha, mas não consegue ter certeza se é um Shih Tzu ou um Lhasa Apso…) não costumam se dar bem com roupinhas, pois elas, muitas vezes, embaraçam os pelos e causam desconforto (curiosamente, essas são as raças que as pessoas mais gostam de vestir….!)

Os de pelo curto, como o Daschund, Pinscher, Bulldog e Pug….Ah….esses sim podem precisar de uma roupinha pra passar o inverno com conforto! Principalmente se eles estiverem demonstrando estar com frio (orelhinhas geladas e tremedeira). Mas será que qualquer tipo de roupinha serve?

Não, pequeno gafanhoto! Claro que não! Para que o seu amigo canino passe o inverno com conforto e muito estilo, fique atento ao seguinte:

Evite tecidos sintéticos, lã e tecidos muito “peludos” que possam causar alergia no animal. Procure sempre roupinhas de flanela ou algodão.

Uma peça é suficiente. Não precisa de camisetinha + cachecol + touca + sapatinhos. Isso tudo, alem de deixar o animal desconfortável, favorece acidentes e hipertermia (aumento excessivo da temperatura do corpo)

Fique atento ao tamanho da roupinha. Roupinhas muito apertadas podem machucar seu pet e roupinhas muito largas vão precisar de ajuste constante, causando muuuuuito desconforto pra você e para o seu cãozinho.

E você já deve ter reparado que existe uma infinidade de tipos de roupinhas, de todas as cores tamanhos e utilidades. Fique atento a estas:

Cachecol: Seu cachorro precisa de um cachecol tanto quanto um peixe precisa de uma bicicleta. Além de ser completamente inútil um cachecol pode causar acidentes sérios. Passe longe!

Sapatos: Eu achei uns na Dealextreme que são lindos! Maaas, a menos que o seu cachorro ande na neve, sapatos são tão úteis quanto o trema: uma gracinha e dá vontade de usar, mas não serve pra nada. E eles ainda fazem os animais perderem a sensação de tato durante a caminhada que, pra eles, é bastante importante.

Capa de chuva: Útil para alguns cãezinhos mais velhos que podem ter problemas com a chuva e o frio. Para os outros é bonitinho, pode ser legal, mas eles vivem muito bem sem. Mas, eu recomendo que (se possível) você espere a chuva passar pra ir passear com seu cachorro…

Além disso tudo é importante ficar atento ao comportamento do seu animalzinho. Se ele se sentir incomodado com a roupinha, não insista (por mais que ele tenha ficado um xuxuzinho cuti cuti da mamãe). Deixe um paninho ou cobertor por perto e tá tudo resolvido!

Mas e os gatos? Falei tanto de cachorro e nem uma palavrinha sobre os nossos filhos felinos! Como devemos vestir nossos gatinhos para o inverno? Fácil! Não devemos vestir nossos gatinhos pro inverno. Quase 100% dos gatos ODEIA roupinhas e acessórios e eles sao espertos o bastante para sempre achar um lugar quentinho e confortável. Ah! Alguns gostam de dormir no motor do carro…entao fique esperto sempre que for ligar o carro no inverno!

Logo logo disponibilizo a segunda parte!

Cadastre-se no Petiko e veja os prêmios gratuitos que o Petiko tem para seu pet.

Veja mais artigos do Petiko:


Avatar

Escrito por Mariana Benitez Fini

Mariana Benitez Fini, veterinária formada pela Universidade Federal de Tocantins. Trabalhou com diagnóstico por imagem de pequenos animais, possui interesse em comportamento e nutrição natural para pets.
Trabalha no serviço de inspeção municipal de Araçoiaba da Serra-SP, escreve para a revista Pulo do Gato, e é proprietária do Blog PetDicas.
Atualmente está procurado se especializar em equinocultura e tem como projeto para o futuro criar um canal no youtube com dicas para pets.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Conheça os 15 tipos de cães

adotar um vira-lata

10 razões para você adotar um vira-lata