24.9k
LEITURAS

DICAS

É melhor ter mais que um cachorro ou apenas um?

Equipe Petiko

Equipe Petiko
13/06/16

Veja se ter mais que um cachorro é uma boa ideia.


Bem amigos e amigas, essa é uma daquelas perguntas que não têm uma única resposta. Depende de alguns fatores, mas fique calmo que vamos tratar cada caso e no final tenho certeza que vamos ajudá-lo a decidir.

Os cães são descendentes dos lobos, que vivem em grupos, por isso, os cães não gostam de ficar sozinhos, eles se sentem mais seguros quando estão na companhia de outros cães ou pessoas.

a) Quando a melhor escolha é ter apenas um cachorro

Se você passa boa parte do tempo em casa e tem tempo e energia para interagir com seu cão através de brincadeiras e passeios regulares, provavelmente você é tudo o que seu cachorro precisa.

Mas mesmo que você consiga suprir toda a atenção e carinho que seu peludo necessita, ainda assim é importante que seu cachorro se socialize com outros cães. Se você tem um amigo, colega de trabalho ou vizinho que também tem cachorro, combine encontros e permita que eles se tornem aumigos. Você deve supervisionar os primeiros encontros, mas depois que eles estiverem mais acostumados um com o outro, podem até passar o dia juntos.


b) Quando a melhor escolha é ter mais que um cachorro

Se você trabalha fora de casa e seu cachorro passa longas horas do dia sozinho, ter um irmão ou irmã canina para brincar e passar o dia é uma ótima solução tanto para ele, quanto para você, pois ele vai ter um cãopanheiro (ou cãopanheira) que também está disposto a passar o dia brincando.

E se seu peludo destrói tudo quando você está fora, não pense que com dois cães a destruição será em dobro, normalmente a motivação da algazarra é a ansiedade e o tédio que é causado justamente por ele ficar sozinho.

Mas leve em conta o fato de que suas despesas com alimentação, saúde e higiene serão em dobro, portanto tenha certeza que você irá conseguir arcar com esses custos. Leve também em conta se você tem espaço suficiente em sua casa para outro cachorro.

Principais vantagens e desvantagens

Apenas um cachorro

Vantagens

Desvantagens

Menor custo com alimentação, higiene e saúde. Quando você não está em casa, ele fica sem companhia.
Menos sujeira. Você precisa dedicar mais tempo passeando e brincando com ele.
Requer menos espaço. Ele pode se tornar menos sociável com outros cães.


Mais que um cachorro

Vantagens

Desvantagens

Eles vão sempre contar com a companhia um do outro. Requer mais espaço.
Eles aprendem a ser mais sociáveis com outros cães. Ciúmes e competitividade.
Têm menos chances de sofrer de ansiedade de separação. Maiores gastos com alimentação, higiene e saúde.


Conclusão

Como já mencionamos não existe uma resposta única, quem deve chegar à resposta é você junto com seu cão.

Pense nas características suas e do seu atual cão para fazer a melhor escolha. Você pode se dar ao luxo de ter mais que um cão? Você pode cuidar bem deles? Tem espaço suficiente? Você vai desviar a atenção do seu cachorro atual? Ele vai se importar com isso?

O melhor conselho que podemos dar é que você siga seu coração. Ninguém melhor do que você para tomar essa decisão. Tenho certeza que se você leu esse artigo até o final, você realmente está interessado no bem estar do(s) seu(s) peludo(s).


eva-bull


Imagem da capa: @harlowandsage

Veja mais artigos da Petiko: