35.5k
LEITURAS

SAÚDE

Meu cachorro não quer comer, o que eu faço?

Equipe Petiko

Equipe Petiko
13/07/17

Todos perdem o apetite de vez em quando, mas se meu cachorro não quer comer pode ser sintoma de alguma doença ou desenvolver problemas de saúde?



Seu cachorro pode ser apenas exigentes na hora de comer e caso não se alimente em uma refeição ele compensa na próxima, se agindo assim ele ficar bem, a perda de apetite não é motivo de preocupação.


Mas quando há perda repentina de apetite que dura mais de dois dias é necessário atenção, especialmente nos filhotes, porque eles têm pouca reserva de gordura e não podem ficar sem alimento por mais de 12 horas, os cachorros das raças toy, como os pinschers ou chihuahuas, têm maior chance em desenvolver hipoglicemia se ignorarem uma refeição. Os sintomas mais comuns de hipoglicemia são: fraqueza, sonolência, desorientação e, no pior dos casos, convulsões. Nesses casos ofereça comida, mel na gengiva ou procure ajuda médica.


Nos cachorros a anorexia, isto é, a redução ou perda de apetite pode ser provocada por vários fatores. Alguns desenvolvem preferências por uma ração e se recusam a comer qualquer outra. Ao ceder e alimentá-lo com a ração desejada, você “mimou” seu filhote e agora ele sabe como conseguir sua comida favorita. Outra causa pode ser o estresse. Por exemplo, mudança de ambiente (praia, fazenda, cidade diferente) ou a perda de um membro querido da família (humano ou outro animal de estimação). Altas temperaturas também pode diminuir a vontade de comer.



No entanto, a anorexia pode ser um primeiro sintoma de alguma doença grave, como por exemplo a cinomose que somado a perda de apetite traz febre, apatia, vômito, diarréia e secreção ocular e nasal. Pode indicar também a presença de algum parasita, dor na dentição ou mesmo infecção respiratória que prejudica o cheiro e gosto da comida.


Se seu cachorro parar de comer é importante ir ao veterinário para um diagnóstico certo, mas é perfeitamente normal tentar, com alimentos saudáveis, ver se o apetite dele volta ao normal.

– Ofereça pedaços de carne magra ou frango, pois ajuda a perceber se ele está apenas descontente com a ração ou realmente tem um problema que precisa de atenção médica.
– Tente alimentos com cheiro agradável.
– Alimentos para bebês à base de carne também são bons e fáceis de mastigar se a boca estiver dolorida.
– Tente adicionar água morna ou caldo de frango sem sal em alimentos secos para fazer uma pasta no liquidificador.
– Um produto enlatado, próprio para cachorro, com cheiro forte e agradável com alto teor de carne/gordura.
– Alguns cachorros podem comer só quando oferecer a comida na mão.
– Coloque no comedouro uma pequena quantidade de comida, e quando ele comer ou se recusar a comer, tire e tente novamente uma hora depois.


O veterinário pode recomendar remédios que estimulam o apetite ou, em casos raros, colocar um tubo de alimentação diretamente no estômago.


Fique sempre atento no seu cachorro e nos sinais que apresenta. E lembre-se em caso de dúvidas procure o veterinário.


FONTE: The Spruce.


artigo-mobile-1


Veja mais artigos da Petiko: