1.1k
LEITURAS

SAÚDE

O que você precisa saber sobre desidratação em cachorros

Equipe Petiko

Equipe Petiko
21/07/17

Depois de um treino ou em dias mais quentes temos muita sede, podemos dizer que nosso corpo está desidratado. E nosso cachorro também fica com a boca seca? Precisa de muita água? Saiba tudo sobre desidratação em cachorros.



Quando estamos desidratados temos muita sede, tontura, dores de cabeça, sonolência entre outros sintomas. Consideramos a desidratação como uma doença grave por conta da grande perda de líquidos e sais minerais do corpo.
Para o seu cachorro não é diferente, ele precisa compensar a perda de água.


Como saber se meu cachorro está desidratado?

Alguns testes simples podem ajudar:

Teste 1 – Elasticidade da pele
É só beliscar suavemente a pele do seu cachorro com o indicador e o polegar, normalmente, na nuca.

Resultado
Cachorros hidratados, a pele retorna rápido para posição original, por outro lado, em cachorros desidratados levará mais tempo.

Atenção
Em cachorros com pele enrugada ou com muita gordura como, por exemplo, em Buldogue (Bulldog) o teste pode enganar.


Teste 2 – Tempo de preenchimento capilar
Capilares são os pequenos vasos sanguíneos próximos à superfície da pele. São muito fáceis de serem vistos nas gengivas de seu animal, acima dos dentes.
Pressione devagar uma parte da gengiva do cachorro com o seu dedo até aparecer mudanças de cor: de vermelha para branca. Depois solte o dedo.

Resultado
Se a cor vermelha voltar rápido, significa que está tudo ok. Mas se permanecer branca ou demorar para voltar a ser vermelha, é possível que seu cachorro esteja desidratado.


Alguns sintomas são:
– Perda de apetite
– Pouca energia
– Letargia (sonolência, inatividade, indiferença)
– Olhos afundados e secos
– Nariz, boca e gengivas secos

E fique atento a esses sinais e na dúvida, procure um veterinário.



Como meu cachorro ficou desidratado?

A falta de água é o mais óbvio, porém na maior parte dos casos a desidratação é a consequência de alguma doença que entre os seus sintomas estão vômito, diarreia e perda de apetite.


Meu cachorro está desidratado, o que eu faço?

Antes de levá-lo ao veterinário você pode colocar seu cachorro em um local fresco e deixar ele beber muita água, mas não permita que engula muito rápido, porque isso pode causar vômitos.
Mas se ele já estiver com vômitos, febre, perda de apetite, etc. Leve no veterinário para exames e saber se é apenas desidratação ou outra doença.


Como posso prevenir a desidratação no meu cachorro?

A maneira mais simples de prevenir a desidratação é fornecer, constantemente, água fresca e limpa. Alimentação saudável, exercícios e vacinas em dia são importantes!


Fique sempre atento no seu amigão