O que você precisa saber sobre seu gatinho do nascimento até completar 1 ano

in

Tudo o que você tem que saber, desdo nascimento do seu gatinho até ele completar um ano.


Nascimento

Os gatinhos nascem após um período de 2 meses de gestação. Suas pálpebras e orelhas permanecem fechados até aproximadamente 15 dias de vida. Nessa fase os filhotes apenas alternam mamadas com sonecas. A mamãe precisa lamber a região genital dos filhotes para estimular a urina e as evacuação e também para deixar os gatinhos limpinhos.

1 semana de vida

Nessa primeira semana os gatinhos ainda rastejam e dormem praticamente todo período do dia. O umbigo cai por volta dos 5 a 7 dias.

2 semanas de vida

A partir das duas semanas os gatinhos começam a abrir os olhos e as orelhas, mas só completam sua percepção visual com alguns meses. Os períodos de atividade aumentam e os filhotes começam seu treinamento para andar.

3 semanas de vida

Início da socialização e percepção do meio em que vivem. Começam a sustentar o corpinho e não mais rastejam. Nessa fase ainda precisam ter o leite materno como fonte exclusiva de sua dieta, mas não precisam mais do estímulo da mamãe para urinar e evacuar. Os dentinhos começam a aparecer.

4 semanas de vida

Agora é a fase das brincadeiras com os irmãos e a mamãe. É nessa fase que os filhotes aprendem a ter limites e a conviver com outros seres, sejam de sua espécie ou não, por isso podemos começar a apresentar a ninhada oficialmente ao cão da casa ou às crianças. O filhote dominante começa a se manifestar nessa fase de vida. A alimentação já pode ser mista: leite materno e ração para filhotes, mas se a ração for seca, precisa ser umedecida com água morna antes. Além disso, você pode oferecer água em vasilhas baixas e caixinhas de areia.

8 semanas de vida

Os filhotes podem ser desmamados, mas se continuarem na mesma casa que a mamãe, com certeza irão continuar mamando, o que não faz mal algum. A ração já pode ser seca, mas a retirada da água morna deve ser gradual. Nessa fase pode começar o programa de vacinação. Filhotes órfãos podem ser vacinados a partir de 30 dias de vida.

5 a 7 meses de vida

Nesse período começa a adolescência dos gatinhos, o que significa que as fêmeas podem entrar no cio e os machos começarem os passeios tão temidos pelos donos. Se você pretende castrar seu gatinho, agora é a hora.

1 ano de vida

Pronto, seu gatinho já é um adulto e gradativamente você deve trocar sua ração de filhote para uma de adulto. O tempo voa, espero que tenha curtido bastante seu filhote e não se esqueça que agora com 1 ano ele precisa tomar o reforço das vacinas aplicadas na infância, ok?


Parabéns aos papais e mamães de gatinhos!!!

Nunca se esqueça de que os gatinhos não podem ser medicados sem prescrição veterinária.


Dra. Laila Massad Ribas


Cadastre-se no Petiko e veja os prêmios gratuitos que o Petiko tem para seu pet.

Veja mais artigos do da Dra. Laila no Petiko:


Avatar

Escrito por Laila Massad Ribas

Dra. Laila Massad Ribas é especializada em Medicina Felina e autora do Portal Medicina Felina (portalmedicinafelina.com.br) que traz informações sobre saúde, curiosidades, cuidados e comportamento dos gatos. É formada em medicina veterinária pela Universidade Paulista e fez Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Deus fez o cachorro

Por que Deus fez o cachorro

movimentos de um cachorro

É impressionante os movimentos de um cachorro em câmera super lenta