O seu gato faz xixi?

in ,

A frequência com que seu gato faz xixi está normal? E o seu aspecto? Dra. Mariana fala tudo o que você precisa saber.


Sim, parece uma pergunta estúpida…afinal todo mundo faz xixi! (Exceto, talvez, a Angelina Jolie e a Gisele Bündchen…). Mas a questão é: Você está prestando atenção se o seu gato faz xixi direitinho? E a cor e frequência do xixi, está normal?

Como os gatos não são que nem os cães, que saem fazendo xixi no tapete persa, na sua cama, na roda do carro…fica mais difícil observar a frequência e o volume de urina que eles produzem, mas é muito importante prestar bastante atenção no caso de haver alguma mudança, como o gato faz xixi em locais diferentes do normal (ele sempre usou a caixinha de areia, de repente começou a fazer xixi no sofá?), às vezes só uma gotinha, fazendo xixi com sangue… se você notou algo de diferente nos “hábitos urinários” do seu gatinho, fique atento! Você pode estar diante do um caso de DTUIF!

gato faz xixiEu sempre quis um gato que fizesse xixi na privada….sério…



DTUIF é uma sigla para Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (mais fácil chamar de DTUIF mesmo, né?…) Algumas pessoas ainda conhecem pelo nome antigo: SUF (Síndrome Urinária Felina) ou até ITUIF (Inflamação do Trato Urinário Inferior dos Felinos) entre outras variações. Bom, o nome que você dá é o de menos, o importante mesmo é saber reconhecer os sinais e correr para o tratamento o mais rápido possível porque, dependendo do “tipo” de DTUIF que seu gatinho apresenta, ela pode levar seu bichano para o Grande Felino do céu dos gatos em pouco tempo!

A DTUIF nada mais é do que uma inflamação do trato urinário inferior (bexiga e uretra) que pode ser causada por um monte de “coisinhas”: tipo de alimentação, pouca ingestão de água, vírus, bactérias, fungos, traumas e estresse, dentre outros fatores. Pode ser classificada em dois tipos: DTUIF obstrutiva (completa ou parcial) ou DTUIF não obstrutiva de acordo com a presença ou não de obstrução uretral (meio óbvio, não?…).A DTUIF obstrutiva é mais comum em gatos machos, porque eles tem a uretra mais fininha, e é muuuuito rara em fêmeas, enquanto que a forma não obstrutiva pode aparecer tanto em gatinhos quanto em gatinhas.

Você suspeita que seu gatinho está com DTUIF quando: ele começa a fazer xixi “em gotinhas” e/ou  em locais estranhos (sofá, tapete, chão…), você pode ainda perceber presença de sangue no xixi; o gato fica em “posição de fazer xixi” na caixinha, mas não sai nada (às vezes ele pode até chorar de dor); ele fica “desesperado”, miando o tempo todo como se estivesse incomodado e lambendo a região genital.

“Omigodi! E todo gato pode ter isso?!”

É…pode. Mas é mais comuns em gatos estilo “Garfield”: machos com mais de um ano, castrados, obesos, sedentários e alimentados com ração seca (acho que no final é a lasanha que salva o Garfield da DTUIF!). Entre as raças, parece que o persa é o mais predisposto a ser entupido…ops..obstruído. Ah sim! Alguns tipos de ração são conhecidos por causar formação de urólitos, não esqueça de informar ao seu veterinário qual ração seu gatinho come!

“Hey, peraí! Mas eu li ali em cima que isso mata?! Como pode?! Ele só está fazendo pouco xixi…”

Sim caro gafanhoto. A obstrução pode matar. E rápido! Acontece o seguinte… os rins são responsáveis por filtrar o sangue e excretar tudo que “não presta”, certo? Entre “tudo que não presta” damos especial atenção aos compostos nitrogenados (basicamente amônia, uréia e creatinina).

Estes compostos são muito tóxicos ao organismo e, se o gatinho não conseguir mandar eles pra fora, ele vai entrar num quadro que a gente chama de “azotemia” que começa com vômito, desidratação e prostração e pode acabar com hipotermia, diminuição dos batimentos cardíacos e morte súbita. Por isso, se você notar que seu gatinho não está fazendo xixi, nada de esperar até o fim da novela das oito pra pensar no que fazer! Leve correndo para o veterinário!

“Que coisa horrível! Tem cura?”

Sim!! A cura é basicamente anestesiar e desobstruir o gatinho com uma sonda. Normalmente o que está obstruindo o caminho é só um plug (não sei como traduzir isso! Plug é plug…”tampão” talvez?) que costuma ser molinho e sair fácil, mas alguns animais costumam ser obstruídos com urólitos (“pedrinhas”) que são muito mais chatinhos de tirar… Bom, é importante lembrar que, dependendo do caso, pode ser necessário que seu felino seja sondado e internado para ficar em observação.

“Mas…como posso evitar de acontecer com o meu gatinho?”

A prevenção da DTUIF se baseia principalmente em aumentar o consumo de água. Quanto mais água o gato bebe, mais xixi ele faz e mais dificil é a instalação de bactérias, fngos, vírus e formação de plugs ou urólitos que possam obstruir a uretra. Fácil, né? Mas só tem um problema: Gatos não costumam beber muita água! A agora, José?

Sem pânico! Existem várias formas de estimular seu bichano a beber água. Uma delas é ter sempre uma fonte de água corrente em casa. Parece meio estranho, mas gatos a-do-ram água corrente. Os meus adoram beber água da piscina (!) mas, pra quem nao tem piscina em casa, uma torneira ou chuveiro pingando já é o bastante pra fazer seu felino feliz (tenho certeza que você já pegou seu gato bebendo água da torneira do banheiro…!). Outra boa idéia é substituir a ração seca por ração úmida (de latinha), já que elas tem maior quantidade de água. Espalhar vários potinhos de água pela casa e ter pelo menos duas bandejas sanitárias pra cada gato, também é mais que recomendado pra estimular o maior consumo de água e eliminação de urina.

Mas, existe um outro fator importante que contribui para a instalação de uma obstrução: o estresse. Aí você pensa: “pô! meu gato só come e dorme o dia inteiro…que tipo de estresse ele pode ter?!” Pois é, acontece que os gatinhos são muito sensíveis a qualquer mudança no ambiente. Desde uma mudança de casa à presença um novo animal ou criança….até mudar um móvel de lugar pode ser estressante pro gatinho. E o estresse está relacionado com obstrução urinária! Porque? Só deus sabe….. Portanto, evite situações estressantes ao seu gatinho (óbvio que ninguém vai deixar de mudar de casa porque o gato pode ter DTUIF…mas, na medida do possível, evite estressar seu animal).

E lembre-se: gato que faz xixi direitinho é um gato feliz!!

2 gato faz xixiMiau! Não estou feliz! Cadê minha caixa de areia?!


Dra. Mariana Benitez Fini


caixasanitaria

Veja mais:


Avatar

Escrito por Mariana Benitez Fini

Mariana Benitez Fini, veterinária formada pela Universidade Federal de Tocantins. Trabalhou com diagnóstico por imagem de pequenos animais, possui interesse em comportamento e nutrição natural para pets.
Trabalha no serviço de inspeção municipal de Araçoiaba da Serra-SP, escreve para a revista Pulo do Gato, e é proprietária do Blog PetDicas.
Atualmente está procurado se especializar em equinocultura e tem como projeto para o futuro criar um canal no youtube com dicas para pets.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Fotógrafa especializada tira fotos de cães e o resultado é incrível

cão cego

Cão cego vê seus donos pela primeira vez após cirurgia