Benefícios de passear com seu cachorro

in ,

Você passeou com seu cachorro hoje? Se a resposta é não… bom ainda dá tempo de fazê-lo! Veja os benefícios de passear com seu cachorro


Passear com seu cachorro só traz benefícios tanto pra você, quanto para seu cão. O seu cão deve passear todo dia porque:

  • Animais que se exercitam são menos propensos a terem problemas de comportamento. Toda a “energia” em excesso é gasta no passeio..e eles ficam bem mais calminhos!
  • O cachorro que se exercita regularmente tem menos chance de desenvolver: obesidade, diabetes, problemas comportamentais, doenças cardiovasculares….
  • Cheirar a rua é como se conectar a internet: seu cão fica sabendo de todas as novidades. Quem passou lá, o que estava fazendo, pra onde foi… por isso os cães A-DO-RAM passear!


Para você os benefícios são:

  • Eliminar aquelas calorias indesejadas…caminhar por uma hora com seu cão queima mais ou menos 300 kcal!
  • Melhora a circulação e evita obesidade (e consequentemente diabetes, doenças cardiovasculares, mal comportamento..ops! não! não! Isso é só nos cães…!)
  • Alivia estresse e as tensões do dia-a-dia


Os benefícios conjuntos são:

  • Vocês tem um tempo só pra vocês. Aquela hora humano-cachorro que é tão importante no relacionamento com o seu cachorro e que serve pra aproximar mais ainda vocês dois


passear com seu cachorro


Claro que em alguns casos o passeio pode ser ainda mais estressante, já que alguns cães são tããããão indisciplinados que é quase impossível leva-los pra dar uma volta na rua. Então vão mais umas dicas…

  • Acostume seu cachorro com a coleira desde filhote, nem que seja só deixando ele com a coleira e “passeando” dentro de casa
  • Ensine o comando “junto”. Sabendo só isso os passeios simplificam em 99%! Para ensinar é só dizer “junto” e segurar a coleira bem curta (sem sufocar o cão, por favor!). Assim que o animal estiver andando certinho dê um petisco ou um carinho. Repita a operação tantas vezes for necessário até que o cão comece a se comportar direitinho. Fácil, né?
  • Dê preferencia a coleiras peitorais. Coleiras tipo enforcador podem prejudicar a passagem de ar e o seu canino vai se cansar mais rápido, além de predispor a outros probleminhas. Se possível use só coleiras “de corpo”
  • Nunca leve seu animal pra passear sem coleira. Não importa o quanto ele é manso e dengoso. Coleira, sempre!
  • Se o seu cão pode ser agressivo com estranhos, não esqueça da focinheira!


Dica do Petiko 1: Certifique-se de que seu cãozinho tenha água potável para se hidratar durante o passeio, principalmente em passeios um pouco mais longos. Levar um bebedouro portátil pode ser uma boa. Além de ser prático, você garante a procedência da água

E o mais importante:

Leve sempre um saquinho ou jornal para recolher todos os cocôs amigos que seu cão fizer! A limpeza das calçadas é obrigação de todos aqueles que passeiam com seus cães! Ninguém gosta de pisar em “presentinhos” não é mesmo?

Dica do Petiko 2: você também pode levar um cata caca! É prático e higiênico.

As vezes o tempo anda curto, a gente chega tão cansado em casa que só quer deitar e dormir…e acordar 1h mais cedo pra passear com o cachorro? Difícil! Mas faça um esforço! Tenho certeza que seu cachorro e sua saúde agradecem!

Mariana Benitez Fini


Dica bônus do Petiko:

Se você não tem tempo para passear com seu peludo, não tem mais desculpas! Sabia que existem profissionais capacitados que fazem exatamente isso?! São os Dog Walkers, pessoas que são apaixonados por cães e que fazem disso sua profissão. Nossa amiga Thaíse, é um desses profissionais, quem quiser saber informações é só entrar em contato no Facebook pela página do Aumigão Dog Walker .

Veja mais artigos da Dra. Mariana no Petiko:


Avatar

Escrito por Mariana Benitez Fini

Mariana Benitez Fini, veterinária formada pela Universidade Federal de Tocantins. Trabalhou com diagnóstico por imagem de pequenos animais, possui interesse em comportamento e nutrição natural para pets.
Trabalha no serviço de inspeção municipal de Araçoiaba da Serra-SP, escreve para a revista Pulo do Gato, e é proprietária do Blog PetDicas.
Atualmente está procurado se especializar em equinocultura e tem como projeto para o futuro criar um canal no youtube com dicas para pets.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

gato abrindo portas

Você não vai acreditar na habilidade desse gato

cachorro

Cachorro se diverte como nunca na cama elástica