Conheça os perigos de dar chocolate para o seu cachorro

in ,

Depois de ler você pensará muito antes de dar chocolate para o seu cachorro.

Se você não resiste à tentação de ver aquele olhar de coitadinho do seu cãozinho quando você está comendo chocolate e acaba compartilhando um pedacinho com ele, saiba que você está colocando a vida dele em risco.

Conheça os perigos de dar chocolate para o seu cachorro!

E quando digo pedacinho, é pedacinho mesmo! Uma pequena porção de chocolate no organismo do cachorro já é suficiente para causar diversos quadros graves e até o óbito.

Você até pode ter ouvido falar sobre tudo isso que estamos abordando, mas os casos de cães que vão parar no veterinário, principalmente nos dias próximos da Páscoa, por causa de ingestão de chocolate, sempre aumentam, então abordar esse assunto é sempre relevante.

dar chocolate para o seu cachorro

 

Por que o chocolate faz mal para o cachorro?

O problema é a teobromina presente no cacau, uma substância da mesma família da cafeína, que para o ser humano é inofensiva, pois é facilmente digerida pelo nosso organismo, mas para os cães, que possuem um metabolismo naturalmente mais lento, pode causar uma intoxicação grave, que inclui: ataques epiléticos, tremores, dificuldade de movimentação, febre, arritmia, brusco aumento da pressão arterial, coma e até a morte.

Assustador né? Isso tudo sem mencionar que o chocolate tem açúcar, que pode causar obesidade e problemas dentários.

 

Então o que eu devo fazer?

Não deixe que seu cachorro coma chocolate de maneira nenhuma. Para isso, não basta apenas você estar conscientizado, todos da sua casa devem estar, explique de maneira clara o perigo do chocolate para o cachorro (se necessário, envie esse artigo para todos).

Se você tiver crianças então, você deve ser ainda mais enfático com elas, deixe explícito que se o cachorro comer chocolate, ele irá morrer.

E se eu perceber que acidentalmente meu cachorro comeu chocolate?

Se alguém por descuido, deixou um pedaço de chocolate ao alcance do cachorro e ele comeu, fique de olho nele, pois os sintomas de intoxicação (que mencionamos lá em cima) tendem a aparecer entre 6 e 12 horas após a ingestão do chocolate.

Ao perceber que ele está apresentando esses sintomas leve-o imediatamente ao veterinário, pois existe tratamento, mas o prudente é trabalhar na prevenção e não deixar de maneira nenhuma que seu cachorro tenha acesso ao chocolate.

 

Mas calma, que existe um chocolate próprio para cachorro

Se você chegou aqui, já está mais que convencido de que não deve dar chocolate para o seu cachorro. Mas já existe chocolate próprio para eles (está bem, na verdade não é chocolate, pois não tem cacau e uma série de outras coisas que tem no nosso, mas o gosto até que é parecido com aqueles chocolates de confeiteiro – e sim, eu sei disso porque já experimentei! rsrs).

chocolate para cachorro

Eles são feitos basicamente de farelo de soja, leite em pó e aroma de baunilha. Inclusive já enviamos alguns ovos de “chocolate” para nossos aumigos do BOX.Petiko, o clubinho de assinaturas do Petiko. Mas de qualquer maneira, por mais que não tenha a teobromina, ele deve ser oferecido como um petisco ocasional e não deve substituir a alimentação.

@mellinda_golden

Imagem da capa: Walesonline

 

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

gatos deixam ração na beirada do potinho

Os gatos deixam ração na beirada do pratinho por 2 razões

hare cão indiano - Raças de cachorro extintas

17 Raças de Cachorro Extintas que Você Nunca Ouviu Falar