Por que alguns cães montam na perna?

in

“Meu cachorro monta na perna!! É na minha perna, da visita, de todo mundo! Que vergonha!!!!


Precisamos ver este comportamento como algo natural, algo que é comum para os cães.

A monta dos cães é um problema bastante presente no dia a dia dos tutores, mas por qual motivo o cão monta na perna? Vamos abordar alguns motivos para que isto venha estar acontecendo.

O Primeiro motivo desse comportamento é que quando o cão atinge um elevado nível de agitação, toda essa energia deve ir para algum lugar, alguns cães saem correndo feito loucos, outros latem e outros montam pessoas e animais.

O Segundo motivo, cães montam por ansiedade, especialistas em comportamento animal chamam isso de “displacement behaviour”, comportamento de troca, quando um cão está ansioso ele pode cavar, cheirar, ou montar, nós também fazemos algo assim em situações socialmente desconfortáveis, nessas horas podemos olhar o relógio, celular ou mexer no cabelo por exemplo (felizmente montar não costuma estar no nosso repertório).

O Terceiro motivo é por brincadeira. Quando cães estão brincando eles misturam diversos comportamentos em ordem variadas, muitos deles são bastante úteis para animais que caçam, brigam ou cruzam, como morder, perseguir outros cães, pastorear e montar!

Esses motivos normalmente se encontram em um só momento. Quando estamos brincando com o cão (3º Motivo), o nível de ansiedade dele sobe muito (2º Motivo) e com isso deixa ele bastante agitado para brincar (1º Motivo). Os três motivos estão presentes no mesmo momento que ocorre diariamente.

Acredito que todos já repararam cães machos montando em cães machos, fêmeas em fêmeas, e nem sempre isso tem algo a ver com a relação sexual, mas sim como uma forma de brincar, uma forma de aliviar a ansiedade.




Mas como evitamos que este comportamento aconteça?



– Em pesquisas encontramos vários sites falando em fazer reforços negativos, ou seja, aplicar algo desagradável nos cães, porém nós da DogOne Adestramento, não aceitamos nenhum tipo de “punição” nos cães, ou seja, assusta-lo, empurra-lo, não faz parte da nossa maneira de resolver nenhum problema.

– Conversando com alguns veterinários, perguntamos sobre a castração. De acordo com estes veterinários, diminui bastante o comportamento de monta, pois o cão não consegue mais aliviar a ansiedade com este comportamento. É algo bastante difícil de optarmos, pois depende muito do proprietário se tem vontade ou não de castrar os cães. Mas para os que tem esta vontade é um ponto positivo.

Enriquecimento ambiental, no texto sobre a coprofagia abordamos sobre este tema.

– Passear com os cães diariamente, pois isto irá ajudar a gastar energia, a diminuir a ansiedade.

E procure um adestrador, este pode o ajudar a ensinar o comando não, e alguns outros comandos de obediência que possam estar ajudando a resolver este problema.


artigo-desktop-2


Capa yogui

DogOne Adestramento

Escrito por DogOne Adestramento

Empresa de adestramento comportamental, com fundamentos em metodologias positivas, evitando punições aos cães, nosso intuito é melhorar a comunicação entre tutor e cão, visando sempre o bem estar dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

12 cachorros que não vão passar o Dia dos Namorados sozinhos

10 dúvidas sobre vacinas para pets