28.2k
LEITURAS

CURIOSIDADES

17 Raças de cachorro extintas que você nunca ouviu falar

Equipe Petiko

Equipe Petiko
29/03/16

Algumas dessas raças de cachorro extintas podem ter dado origem à raça do seu cachorro.


O número total de raças de cachorro espalhadas pelo mundo é desconhecido, a FCI tem em sua lista um registro de 339 raças de cachorro que são internacionalmente aceitas.

Mas nessa lista não estão inclusas as raças que deixaram de existir, seja por ter dado origem a uma raça completamente nova ou simplesmente pelo fato dos criadores terem perdido o interesse em mantê-las.

Nós fomos atrás e encontramos algumas dessas raças de cachorro extintas, você vai se surpreender, pois algumas delas podem ter dado origem ao seu peludo:


Alpine Mastiff

alpine mastiff
É um antepassado moderno do Mastiff e também, junto com outros cães, deu origem ao popular São Bernardo.

O Alpine Mastiff foi uma das primeiras raças a atingir o status de cão gigante e alguns deles chegavam a pesar mais de 150kg.


Braque du Puy

braque du puy
Criado na França para ser um cão de caça, ficou conhecido por sua agilidade (não atoa, foi obtido através de cruzamentos de Galgo com outros Braques).

A raça é considerada extinta em sua forma original, mas foi reconstituída a partir de outras raças e apesar de rara, pode ser encontrada em algumas partes do mundo.


English Water Spaniel

english water spaniel
Muito usado para caça de aves aquáticas, pois era capaz de mergulhar como um pato. Tornou-se extinto na década de 1930.

Acredita-se que influenciou geneticamente diversas raças modernas como American Water Spaniel (Cão d’água americano), Curly coated retriever e Field Spaniel.


Antigo Buldogue Inglês

old english bulldog
Era uma raça muito popular na Europa até meados do século XIX. Eram utilizados em bull-baiting (luta entre cães e touros). Quando esse tipo de luta foi proibida começou a ser utilizado em rinhas.

A fama de violento fez com que diversos países restringissem a circulação desses animais na ruas, o que ajudou a sua extinção.

Mas o Antigo Buldogue Inglês é uma das raças que possui o maior número de raças originadas a partir de seus exemplares, que incluem diversas raças conhecidas: Boxer, Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Bulmastife, American Pit Bull Terrier, Dogo Argentino, Fila Brasileiro, entre outros.


Paisley Terrier

paisley terrier
Original da Grã-Bretanha foi criado exclusivamente para ser um cão de companhia. Foi o progenitor do popularmente conhecido Yorkshire Terrier.


Rastreador Russo

russian tracker
De origem russa asiática, era usado para proteger rebanhos de ovelhas. Pesava cerca de 45kg e era suficientemente rápido e esperto para afugentar lobos e outros predadores do rebanho. Diz a lenda que era tão inteligente que podia tomar conta de si e do rebanho durante meses a fio, sem ajuda de seres humanos.

Algumas raças que deram origem ao Golden Retriever estão relacionadas em algum nível com o Rastreador Russo, que foi extinto no final de 1800.


Buldogue Toy

buldogue toy
É uma raça extinta que existiu na Inglaterra no século 18 e início do 19. Foi uma tentativa de desenvolver uma geração de buldogues em miniatura, mas não chegou a ser uma raça totalmente desenvolvida e reconhecida, pois dificilmente seus exemplares eram totalmente saudáveis ou férteis.


Turnspit Dog

turnspit dog
Também era conhecido como cão de cozinha e o motivo disso é bem estranho. Por terem as pernas curtas, eram usados para correr em uma roda para manter a carne girando enquanto era assada. Por se tratar de um trabalho extremamente cansativo, normalmente havia mais que um Turnspit Dog na cozinha, que trabalhavam em turnos para manter a carne sempre girando.


Tweed Water Spaniel

tweed water spaniel
Extinta desde o século 19, é conhecido pelo seu envolvimento na criação da raça Golden Retriever. Eram muito atléticos e amantes de água.


Cão Lutador da Córdoba

cão lutador da cordoba
Era uma raça de cachorro de combate originária na Argentina. Foi criado a partir do cruzamento do Mastim Espanhol, Bull Terrier e o Antigo Buldogue Inglês. Era conhecido por sua incrível tolerância a dor e agressividade.

Não era raro os casos em que cães machos e fêmeas preferiam lutar entre eles do que acasalar. Esse fato, somado às mortes em combate, levou a ração à extinção.

O Cão Lutador de Córdoba, cruzado com outras raças, deu origem ao Dogo Argentino.


English White Terrier

english white terrier
Uma raça que se originou na Grã-Bretanha e sua extinção se deu aos diversos problemas genéticos relacionados à pele, que ocasionou no desestímulo por parte dos criadores em continuar coma raça.

Apesar desses problemas, o English White Terrier, foi cruzado com o Antigo Buldogue Inglês, dando origem a uma conhecida raça, o Bull Terrier.

English White Terrier também deu origem às raças Boston Terrier e ao Pit Bull.


Hare Cão Indiano

hare cao indiano
Era encontrado originalmente no norte do Canadá e era o cão dos índios Hare. Era muito veloz e tinha características de um coiote selvagem, mas com um temperamento “caseiro”, de um cão doméstico.

O Hare Cão Indiano tinha a aparência muito próxima a de uma raposa e era muito brincalhão. Ele não costumava latir, apenas alguns nascidos na Europa aprenderam a imitar o latido de outros cães.

A raça foi desaparecendo com o cruzamento com outros cães durante o século 19.


Cão D’água St. John

cao d agua st john
É uma raça importantíssima, pois deu origem à diversas raças modernas, entre elas, as populares Golden Retriever e Labrador Retriever. O Cão D’água St. John é originário de Newfoundland, uma província francesa no Canadá e seus exemplares foram exportados para diversos países pelo mundo.

O dois últimos exemplares morreram nos anos 1970, infelizmente ambos eram machos, o que impossibilitou a continuação da raça.


Tesem

tesen
É por muitos considerado a raça de cachorro mais antiga do mundo domesticada pelo ser humano. São diversas as representações da raça em antigos túmulos egípcios.

Uma das primeiras gravações desses cães é conhecida como “O Cão de Khufu” que foi gravada no túmulo do rei Khufu, que reinou de 2609 a 2584 ac.


Dogo Cubano

dogo cubano
Também conhecida como Mastiff Cubano, foi desenvolvida a partir do cruzamento de diversos tipos de buldogues e mastiffs. Essa raça foi introduzida em Cuba para capturar escravos fugitivos. Com o fim da escravidão, o interesse em manter a raça diminuiu, o que fez com que a raça desaparecesse aos poucos.


Blue Paul Terrier

blue paul terrier
Assemelhava-se muito ao Pit Bull contemporâneo. Não há uma confirmação da sua origem.

Mas sabe-se que junto com o Staffordshire bull terrier, foi uma das primeiras raças de cachorro a chegar nos EUA.


Bullenbeisser

bullenbeisser
Também conhecido como Buldogue Alemão, foi uma raça conhecida por sua robustez e agilidade. Foi extinta devido aos sucessivos cruzamentos com outras raças.

Eram usados para caça de Javalis e também bull-baiting (combate entre cães e touros). Foi uma das raças que deu origem ao conhecido Boxer.


eva-bull

Veja mais artigos do Petiko: