Seja o líder do seu cão

in

Você deve ser o líder do seu cão, aprenda com dicas simples como isso é possível.



Os cães são seres sociais que vivem em matilhas e possuem uma complexa organização social. Se os donos dos cães entenderem e respeitarem essa organização, será estabelecida uma relação muito mais harmoniosa entre o homem e seu melhor amigo, resultando em bem-estar e felicidade.

A primeira lei do adestramento, e também do convívio entre cães e humanos, exige que você compreenda a realidade do cão. Ele não é gente. É um ser que pertence à matilha e possui ainda todos os instintos de sobrevivência, proteção e afeto de que seus antepassados necessitam para sobreviver como espécie.  Para o cão, a nossa família é a matilha à qual ele pertence. É isso mesmo, para ele nós também somos cachorros!

Os cães na matilha necessitam de um líder, um cão que graças às suas habilidades conduza os demais membros. Para os cães a hierarquia é obrigatória, todos os cães sabem exatamente o lugar que ocupam na ordem dentro do grupo. Ele tentará descobrir qual a posição que ocupa entre os membros da família. Ser o líder da matilha significa estabelecer as regras e ao contrário do que muita gente pensa, o líder da matilha costuma ser o membro mais querido do grupo.

Uma das maneiras do cão aprender é por imitação, por isso, se uma pessoa conseguir impor respeito a seu cão pela violência, provavelmente fará com que esse cão imite a sua técnica para obter respeito ou, quem sabe, chegue um dia a disputar violentamente com ela a posição de liderança.

Uma pessoa que grita com o seu cão ou bate nele é um péssimo líder, pois só consegue sua posição por meio de ameaças e agressões. Cães que recebem esse tipo de tratamento adquirem sequelas graves que dificultam muito o adestramento.

Existem inúmeras maneiras de nos tornarmos líderes de nossos cães sem praticar nenhuma violência. Qualquer tipo de agressão contra o animal atrapalha o condicionamento e altera negativamente seu padrão de comportamento. A violência não é uma maneira eficiente de se comunicar com seu cão ou de puni-lo.

Algumas dicas para você estabelecer a liderança na matilha:

  • Ande na frente: como o líder geralmente anda à frente, a maioria dos cães procura ocupar essa posição. Portanto, ao passear com seu cão não permita que ele vá à frente e ao passar por portas e portões conduza o seu cão.
  • Inverta a situação: quando seu cão latir ou pedir alguma coisa, não satisfaça-o imediatamente. Caso contrário, você estará obedecendo as ordens dele, e ele interpretará isso como uma prova de que ele é o líder do grupo. Portanto dê alguns comandos ao seu cão antes de fazer o que ele está esperando.
  • Ignore quando necessário: se seu cão não quiser obedecer, ignore-o completamente e não faça o que ele está pedindo.
  • Ganhe respeito e dê bons exemplos: não disputa objetos com seu cão, como por exemplo, por meio de brincadeiras de cabo de guerra.
  • Elogie: Quando seu cão se comportar ou mostrar submissão, elogie-o. Assim, além de mostrar que você é o líder, dará a ele o prêmio de receber atenção ao deixar que você ocupe essa posição.

A questão de liderança é importantíssima para o treinamento. Ser um líder não é tão difícil, mas ser um ótimo líder demanda treinamento, conhecimento e atenção. Quanto mais respeito e mais carinho sentir por você, mais fácil e mais prazeroso será o adestramento. Ele terá todos os motivos do mundo para querer obedecê-lo.


Referência:

ROSSI, Alexandre. Adestramento inteligente: com amor, humor e bom senso. São Paulo: CMS Ed, 1999. 260p.


Veja mais artigos do Petiko:


Avatar

Escrito por Letícia Martins

Letícia Martins,
Bióloga,
Especialista em Comportamento Animal,
Mestre em Neurociências,
Contato: (31)8891-2736 - Belo Horizonte-MG,
Email: letsbio@hotmail.com

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Porque os cachorros desenvolvem problemas comportamentais?