1.8k
LEITURAS

COMPORTAMENTO,CURIOSIDADES

Todo homem precisa ter um cachorro antes de ser pai

Rafael Meireles

Rafael Meireles
14/09/15

Rafael Meireles conta sobre o convívio com seus dois cães, Winters e Speirs, e como ter um cachorro pode ajudar no amadurecimento paterno do homem.


Olá, prazer, meu nome é Rafael Meireles e eu sou o pai do Winters e do Speirs.

Eu tenho trinta anos, recentemente mudei da vida da cidade para o interior apenas pela opção de poder viver uma vida melhor e mais saudável com minha esposa e meus dois ACDs (Australian Cattle Dog) que vocês já conhecem muito bem.

Já faz algum tempo que estamos planejando ter filhos e formar a família que tanto queremos, provavelmente isto deve acontecer no ano que vem.

Exatamente por isso, por me pegar diversas vezes pensando em ter um filho, me veio a preocupação de ter a responsabilidade de criar, educar e preparar uma vida para viver a grande e fantástica jornada que é chegar, permanecer o máximo possível neste planeta e fazer algo útil para outras pessoas.



cachorro antes de ser pai


Apesar de gostar e ter uma enorme paixão por contar histórias e, através delas, ensinar alguém que esta interessado. Eu me pergunto e por muito tempo irei me perguntar se sou capaz da tremenda responsabilidade que é ser um pai.

O máximo que fui até hoje é filho, neto, sobrinho e etc. Nunca fui bom em cuidar de plantas, de peixes eu gosto e nunca fui pai. Será que nunca mesmo?



todo-homem-precisa-ter-um-cao-antes-de-ser-pai-3

Há algum tempo o Winters enfrentou uma alergia depois de ser picado por algum inseto, inchou como nunca vi um animal inchar e o meu desespero só não superou a minha racionalidade. O medo de perdê-lo foi um dos maiores medos reais que já senti nos últimos anos.

Por outro lado, o orgulho que senti dele participando e vencendo um concurso, executando comandos e tarefas, é de uma alegria que não consigo descrever em poucas palavras, não tenho o talento dos grandes para descrever tamanha felicidade.

E o Speirs? Como não ser o cara mais feliz do mundo quando deito no chão e ele pula em cima de mim, rebolando a bundinha de tanto abanar o rabo, latindo e sendo o cão mais feliz do mundo naquele exato momento?



cachorro antes de ser pai


Eles me trouxeram amigos, muitos amigos. Todos vocês que me conheceram pessoalmente ou não, mesmo os que apenas me conhecem por conta de uma rede social. Mas mesmo assim nos falamos, trocamos idéias, emoções, coisas boas e ruins também. Estes dois ampliaram a minha vida mais do que eu pudesse imaginar.

Mesmo quando estou dentro de casa e eles lá fora, brincando e se divertindo um pouco sozinhos, de tempo em tempo eu vou dar uma espiada para ver se esta tudo ok. Vez ou outra eles vem correndo e choram para me chamar. Com um enorme peso no consciência eu ignoro, não posso dar o que eles querem na hora que eles querem. Isso dói demais, mas tenho que ser firme, para o bem deles.



todo-homem-precisa-ter-um-cao-antes-de-ser-pai-5


E por falar em ser firme, firmeza não significa irritação e muito menos ameaça. Se tem algo que aprendi com eles é ser um pouco mais equilibrado e tranquilo.

Aprendi a equilibrar o modo como repreendo eles e também a equilibrar o meu carinho para eles. Eles me forçaram a entender o carinho do ponto de vista canino e, sabe, o melhor de um carinho no ponto de vista deles é que sempre acontece num momento sutil, geralmente silenciosos onde existe somente a apreciação do momento e da relação.

Muito diferente de nós, humanos, onde geralmente o barulho que fazemos é maior do que a real emoção que sentimos. Percebem que, quando estamos realmente felizes ou emocionados com algo, nosso olhar e aspecto muda de exaltação para admiração? Ficamos parados, as vezes choramos, mas observamos e apenas sentimos. É fácil de compreender isso, lembre da primeira declaração de amor sincera que você recebeu, do momento de nascimento de um filho e outras grandes emoções. Sua vontade pode ter sido de gritar, mas geralmente, curtimos em silêncio.

Isto é carinho para um cão, algo que você desfruta silenciosamente quando vocês estão relaxados e brincando. Carinho é organizar sua vida para que você tenha tempo para educa-lo a comer mais devagar, enquanto você aprecia a evolução dele. Carinho é quando ele se comporta exatamente como você ensinou e ele ainda lança aquele olha de “viu só!” para você, que orgulho. Carinho está presente ao limpar a pata dele e escova-lo, silenciosamente, depois de um dia todo de pura brutalidade com um rebanho.

O carinho esta completamente presente no fato de entender que esta vida que anda ao nosso lado, nos coloca mais próximos do nosso modo mais natural, instintivo e intuitivo, nos devolvendo um pouco do que éramos quando tudo começou.



cachorro antes de ser pai



Hoje, ao invés de dar carinho em momentos agitados e excitados, dou ao Winters e as Speirs, carinho em momentos onde ambos estão relaxados. Geralmente não uso nenhuma palavra, apenas movimentos suaves, lentos e firmes. Algo parecido com o que a mãe deles fazia quando eram filhotes, nada mais justo, devolvo a eles um pouco da lembrança das origens que eles me proporcionam também. É um momento onde três vidas se tornam uma.

Quando me pego pensando em tudo isso, eu chego a conclusão de que estou experimentando um pouquinho da experiência de ser pai. E o que dou a estes dois cães é exatamente o que quero para meus filhos: Uma vida equilibrada.

Não quero que meus filhos vivam em alta energia ou em baixa energia, num mundo onde as pessoas estão cada vez pensando menos para agir, resolvendo as coisas na base de gritos, violência e explosões de pura emoção. O que eu mais quero é ajudar a formar uma pessoa equilibrada, sensata e justa para enfrentar todos estes desafios.



cachorro antes de ser pai



Winters e Speirs mudaram as minhas perspectivas, meus hábitos e me ensinaram que, se eu fosse um bom líder, poderia experimentar o verdadeiro afeto por parte deles. E, aos poucos, percebo que isto é exatamente o que eu quero que meus filhos tenham por mim: Um verdadeiro afeto e alguém em quem eles possam confiar a vida.


cachorro antes de ser pai


Rafael Meireles



Veja mais artigos do Rafael Meireles no Petiko: