Atenção: Vômitos com bola de pelo podem não ser tão normais assim!

in

Vômitos com bola de pelo podem não ser tão normais quanto dizem! Você sabia?



Motivo para os gatos domésticos vomitarem são muitos. De importância variada, alguns são considerados muito ou pouco graves. Não é preciso ser repetitivo, mas todo vômito deve ser um motivo para dar as caras no médico veterinário.

Se o gatão ou a gatinha vomitar uma única vez e continuar a rotina normalmente, você pode apenas observá-lo mais cuidadosamente. Vale à pena procurar em locais escondidos por um vômito ou algo que pareça ser um (gatos poderão esconder-se para vomitar, o que pode diminuir a chance do gateiro identificar o problema!). Alguns gatos são tão treinados para uso de suas vasilhas sanitárias que, se não for um vômito agudo e houver náusea antes, usarão a vasilha sanitária.

Então, além de procurar atrás do sofá, estantes ou ralos do banheiro, vale à pena identificar se o que achamos que seja fezes ou urina não é, na verdade, vômito.

Hoje vamos falar sobre uma causa de vômito considerada por muitos gateiros normal. Quando a opinião coletiva, isto é, a maioria, decide considerar algo normal estaremos diante de uma maior possibilidade de negligenciarmos situações. Algo é normal quando ninguém jamais terá problemas em exibi-lo ou vivenciá-lo. Dizer que vomitar bola de pelo é normal e garantir que essa situação seja ignorada. Isso me preocupa! Hoje vamos conversar sobre bolas de pelos ou “veterinariamente” falando: tricobenzoários!


bola de pelo


Até nos desenhos animados e tirinhas, gatos vomitam bola de pelo. Alguns gatos animados vomitam logo um casaquinho de pelos ou um novelo de “lã”. Tudo bem divertido! Assim como bebem leite e comem peixe fresco, os gatos animados incentivam muitos gateiros a considerar algo questionável em normal ou necessário.

Por que os gatos se lambem?

Gatos lambem-se por vários motivos importantes. Limpam seu casaco de pele, regulam a temperatura do corpo, lambem uns aos outros aumentando as interações agradáveis e aliviam o estresse eficientemente. Todos os gatos exibem a “auto-lambedura”, mas gatos domiciliados parecem se lamber mais e alguns autores sugerem que os gatos usam cerca de 30% do seu tempo lambendo-se.


bola de pelo


O que nos parece é que na ausência de algo mais interessante para entreter-se, passar horas se lambendo figura-se como uma opção mais tentadora. A lambedura dos pelos parece ser tão efetiva na liberação de substâncias neuroquímicas indutoras de calma e reconforto que, muitos gatos iniciam um quadro compulsivo de lambedura prejudicial.

A língua dos gatos é áspera e funciona como uma eficiente escova para os pelos. A cada lambida, os gatos ingerem pelos que poderão ser eliminados junto com as fezes, serem expelidos pelo vômito ou permanecerem no trato gastrointestinal por mais tempo do que deveriam.

Um estudo realizado com gatos e ingestão de pelos comprovou que um gato domiciliado de 4 kg elimina cerca de 10cm³ de pelos por dia. Os pelos que são ingeridos pelo gato vão se aglomerando e quase sempre são expelidos. Os gateiros chamam de vômito de bola de pelos, mas “veterinariamente” falando seria uma regurgitação. O nome agora não importa para nós, o relevante é entender que essa quantidade de pelos poderá ser excessiva e causar problemas para a saúde dos gatos.


Todos os gatos expelem os pelos que engolem?

Um gato pode eventualmente expelir uma bola de pelo e muitos outros poderão não expelir facilmente. Uma gatinha poderá vomitar ou defecar pelos sem comprometer sua saúde, enquanto que outros muitos poderão ter o estômago irritado com a presença de pelos (gastrite mecânica) ou em casos extremos ter o seu transito intestinal comprometido ou mesmo obstruído.

Notaram que nem todos os gatos exibem o problema, assim não podemos dizer que vomitar pelos é algo normal para gatos. Acontece, mas não é normal. É observado, mas merece atenção. Uma porção de pelos é bem leve, mas o volume é bastante incomodo.

Como garantir que o gato elimine todo o pelo que engoliu?

Em um ano um gato doméstico poderá eliminar nas fezes cerca de 60 a 120 gramas de pelos. Fatores individuais poderão influenciar no problema como, por exemplo, volume do “casaco de pele” (persas e outras raças com pelos longos) ou doenças (aumento da sensação de coceira, aumentando a lambedura, aumentando a ingestão de pelos). Várias ferramentas estão disponíveis para promover uma eliminação facilitada dos pelos.


bola de pelo


Ração com alto teor de fibras, suplementos e outras possibilidades prescritas pelos médicos veterinários gateiros. Mas, o que deve ser FIXADO é que não podemos focar em remediar o problema gateiros! Gateiro consciente deve observar se o gato está passando muito tempo ocioso, sem brinquedos interativos e construtivos, se está com falhas nos pelos, se vocês estão negligenciando as escovações e etc.

O que fazer quando meu gato vomitar uma bola de pelo?

Se apareceu um vômito com bola de pelo, converse com o veterinário sobre a possibilidade de estar mais atento a evitar dores de cabeça. Ele vai avaliar a raça, perfil comportamental, estilo de manejo e etc. Assim, discutirão sobre o que pensar sobre essas amostras grátis de gato que eles eventualmente nos presenteiam.

Dr. Carlos Gabriel Dias


Dica do Petiko: Você pode diminuir em até 90% a queda de pelos do seu bichano usando o Furminator algumas vezes na semana no seu gato. Saiba mais!

FURMINATOR-GATO

Veja mais artigos do Dr. Gabriel no Petiko:


Avatar

Escrito por Carlos Gabriel Dias

Graduado em medicina veterinário pela UFRRJ. Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias pela UECE

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

cachorro sonhando

Depois de ser adotado cachorro até sonha de tanta felicidade

reencontrar gatinho

Garotinhos se emocionam ao reencontrar gatinho desaparecido há 2 meses