cortar unha do cachorro

Eu queria cortar as unhas do meu cachorro em casa. Já comprei o cortador apropriado, mas ele não deixa!! Alguém tem alguma dica ou técnica para ajudar a cortar as unhas do cachorro em casa??

curtir 1
  • Olá, o ideal mesmo seria procurar um veterinário ou algum banho e tosa que esteja acostumado a realizar esse tipo de procedimento pois a unha do cachorro, pouco acima da base, possui uma veiazinha que pode sangrar bastante, além de causar muita dor no animal podendo até inflamar e infeccionar. Sem contar que das próximas vezes isso se tornará uma tarefa quase impossível devido ao trauma. Em casos que nao tem como procurar esses profissionais, temos que tomar alguns cuidados..a importância do corte, principalmente em cachorros de apartamentos que nao tem o desgate normal de pisos abrasivos, é evitar que cresçam demasiadamente e fiquem enroscando em tapetes, pisos e outros, podendo causar um encravamento ou até mesmo a perda total da unha, o que é muito mais traumaticome perigoso por causa das in
    fecções.algumas dicas:
    1- O ideal é realizar o procedimento num momento de calma do animal, após um passeio ou até mesmo uma soneca...
    2- Evite segurar ele firmemente, nao brigue..ele tem que associar o momento a algo positivo. De petiscos quando ele se acalmar, segure-o calmamente e apresente o cortador, passe na pata e de petisco..isso pode levar alguns minutos dependendo do medo do animal, mas nao desista.
    3- comece aos poucos, da pontinha e vá cortando aos poucos.. É melhor cortar 3 pedacinhos pequenos por unha do que uma "xulapa" duma vez, correndo o risco de um sangramento.. Caso isso ocorra, coloque amido de milho para estancar ou pó homeostatico..
    4- recompense o cão a cada ato positivo dele, com elogios e as vezes petiscos...

    o ideal é que se comece desde cedo, mesmo se nao for para cortar, mas vale a pena as vezes pegar o cortador e simular um corte, com recompensas posistivas para ele sempre associar isso a algo bom!!

    espero ter ajudado! Qualquer duvida estamos a disposição!!!

    Guilherme Marrara
    medico veterinário
    SocialPet

    curtir 4
  • @socialpet
    Muito obrigada pelas informações!!

    curtir 1