Saúde Bucal

Dicas para ensinar o cachorro a gostar escovar os dentes

A higiene bucal do cachorro é essencial para a sua saúde e bem estar. Por esse motivo, donos precisam aprender como escovar os dentes do cachorro e utilizar brinquedos e ossos funcionais para evitar o acúmulo de tártaro. Leve o seu cachorro ao veterinário para aprender a melhor maneira de escovar os dentes do seu cachorro.

Escovar os dentes é um dos cuidados básicos para cães e é essencial para garantir o bem estar do seu animal.

Por que é importante aprender como escovar os dentes do cachorro?
Os cuidados com a higiene bucal do seu cachorro são extremamente importantes, pois mais de 70% dos cachorros desenvolvem doenças dentárias e/ou bucais depois de 36 meses de idade.

Um sinal da presença de doenças bucais é o mau hálito. Todos os cães, por se alimentarem de carne, inclusive, tendem a ter certo hálito peculiar em sua boca. Contudo, se o seu cachorro estiver com mau hálito excessivo é importante levá-lo a um veterinário para ter certeza de que tudo está correndo bem.

Às vezes, o mau hálito não é somente falta de escovação, mas sim um sintoma de uma doença mais séria ou até de que algum pedaço de comida, osso ou brinquedo ficou preso no sistema gastro do animal.

Filhotes de cachorro também devem escovar o dente?
O processo de higiene bucal do cachorro deve começar quando ele ainda é filhote. No começo de sua vida, ainda que não haja a necessidade de realizar uma super escovação em seus dentes, é importante que ele se acostume com esse tipo de procedimento, já que é bem mais fácil acostumar um filhote do que um cão adulto.

Uma dica bacana é começar aos poucos, com o dedo, para que ele se acostume com o gosto da pasta de dentes. Faça tudo isso sempre regado a muito petisco e carinhos, para que ele associe a hora da escovação e os itens necessários a algo positivo, um momento alegre e feliz.

Além de ajudá-lo a se acostumar a ser tocado na boca, escovar os dentes do filhote ajuda a evitar o acúmulo de tártaro. Sendo assim, é importante incorporar essa rotina na sua agenda quando ele ainda estiver com os dentes de leite e não deixar para os dentes permanentes.

O que é necessários comprar para escovar os dentes do cão?
Escova de dentes macia ou dedal para escovar dentes
Pasta de dentes especial para cachorros
ATENÇÃO: Para escovar os dentes de seu cachorro, utilize somente pastas de dentes especializada para cães. As pastas de dentes humanas podem machucar o estômago e prejudicar a saúde do seu cão e por isso não são recomendadas. Principalmente quando estiver acostumando o seu cachorro com o processo de escovar os dentes, é melhor usar uma pasta de dentes com sabor, já que elas são mais bem aceitas pelos animais.

Dicas para ensinar o cachorro a escovar os dentes

É importante que o seu cachorro saiba que a escovação de dentes é um momento legal. Sendo assim, sempre bonifique-o com carinhos e petiscos durante o processo, desde que ele esteja se comportando bem.
Tenha paciência, entenda que apesar de ser normal para você escovar os dentes, é algo totalmente novo para o cão. Vá aos poucos e respeite os limites de seu cão. Não force-o, estimule-o a cooperar com você.
O gosto da pasta de dentes será uma experiência nova para o seu cachorro. Para ele começar a gostar dela, faça o seguinte. Coloque um pouco de pasta em seu dedo e ofereça-a para o seu cão. Imediatemente depois que ele provar a pasta, dê-lhe um petisco ou carinho, o que ele preferir. Repita esse procedimento, de degustação da pasta seguida de recompensa (carinho ou petiscos) pelo menos 5 vezes. Faça isso em várias oportunidades, até que ele entenda que quando a pasta aparece, ele ganhará em seguida algo que ele gosta.
Agora que ele acostumou com a pasta de dentes, comece a massagear a pasta nos dentes e na gengiva com o seu dedo. Siga esse processo até o seu cachorro acostumar com a sensação de algo sendo passado em sua gengiva e dentes. Não se esqueça de ser paciente e ir aos poucos. Massageie um pouco a gengiva e os dentes com o dedo e, se ele estiver comportado, bonifique com petiscos ou carinhos.
Quando o seu cachorro estiver acostumado com o gosto da pasta de dentes e com a sensação na gengiva e dentes, está na hora de apresentar a escova. Conduza o mesmo procedimento, com paciência. Escove um pouco seus dentes e gengiva, e bonifique-o. Caso você esteja tendo dificuldades com a escova, tente um dedal de escovação. Outra dica bacana para que não fique muitas coisas novas para o seu cão de uma vez só é apresentar a escova sem a pasta. Mas sempre siga esse procedimento, apresentou algo novo, se comportou, bonifique imediatamente.
É possível que ele não te deixe escovar todos os dentes dele. Neste caso, comece com alguns dentes e vá aumentando o número de dentes escovados conforme ele se acostuma com o processo.
Preste bastante atenção para o local onde a gengiva do cachorro encontra os seus dentes e também para os dentes de trás, pois os problemas bucais tendem a começar nessas áreas.
Comunique-se com o seu cachorro durante o processo de escovação de dentes e sempre o bonifique-o com o petisco ou carinho por bons comportamentos e pela aceitação
Outros produtos para manter a saúde bucal do seu cachorro

Além de escovar os dentes do cachorro, existem outras rotinas que você pode incorporar no dia-a-dia do seu cão de forma a manter a sua saúde bucal. Alguns brinquedos, como esse, são feito especialmente para limpar os dentes do cachorro. Diversos ossos recreativos e brinquedos funcionais também ajudam a remover a placa bacteriana e controlar o tártaro do seu cachorro. Além disso, algumas empresas também produzem petiscos como esses que reduzem o mau hálito do seu cão.

Antes de introduzir esses novos produtos para o seu cachorro, consulte seu veterinário. Se você não se sentir confortável para realizar esse procedimento da maneira correta pratique primeiro com o seu veterinário antes de incorporar a rotina sozinho em sua casa.

Você escova os dentes do seu cachorro? Comente abaixo.

curtir 5