Sintomas de doenças em cachorros

Sintomas de doenças em cachorros

texto: Marcio Angelotti :
Os cães costumam dar sinais claros quando não se sentem bem. Preste atenção caso o seu cão apresente sintomas como apatia, queda brusca de pêlos, perda de apetite, olhos lacrimejantes e feridas na pele. Adicionalmente, observe se o seu amigão apresenta algum dos sintomas abaixo:

Sintomas de doenças em cachorros
Cães normalmente tem muita disposição para passeios e brincadeiras.
Se o seu estiver apático sem razão aparente, procure um veterinário.
foto: Simon Plestenjak
Vômitos e diarréias: se ocorrem sem um motivo claro, podem ser sintomas de vermes ou de doenças muito graves (parvovirose, entre outras). Consulte o veterinário imediatamente em caso de vômitos e diarréias compulsivas, que causarão a rápida desidratação do animal.

         Desidratação: cachorros ficam desidratados em questão de poucas horas e podem morrer por conta disso. A desidratação pode ser sinal de que o cachorro comeu algo que não devia, como comidas com sal ou temperos. Pode por fim indicar que o cão tenha se alimentado de leite, grama, etc.

            Dor muscular: infelizmente, muito comum em cães. Quanto maior o cachorro, mais propenso a dores musculares, embora esse problema atinja a todos, de uma forma geral. Dores musculares agudas (cujos sintomas podem ser gemidos, manqueira, dificuldade para se levantar ou deitar ou tremores nas patas). Podem ser tratadas facilmente com cápsulas de “piroxicam”. No entanto, JAMAIS aplique as doses por conta própria, porque há medidas corretas, de acordo com o peso do cão.

            Sempre consulte o veterinário. Ele é o especialista, não você, é sempre bom se lembrar. Guias, dicas e artigos da internet, por mais completos ou esclarecedores que pareçam, podem estar errados, serem inconclusivos e de forma alguma substituem a função do veterinário.

doente-10241.jpg

curtir 3