Do Trauma para o Acolhimento

Quando falamos na palavra trauma, falamos de uma coisa muito subjetiva, pois o trauma é pessoal, imensurável e intransferível. O trauma significa que algo aconteceu e foi demais para aquele indivíduo suportar - causando uma grande dor e sofrimento. E esse "algo" é sempre variável. Afinal o que eu consigo suportar é diferente das coisas que outro ser vivo pode suportar, por isso que o trauma é sempre pessoal, imensurável e intransferível.

Uma vez que passamos por um trauma, o único "algodão com mertiolate" que pode curar essa ferida na alma é o amor paciente provindo da compaixão e do acolhimento.

No caso dos bichinhos os traumas acontecem com mais frequência que você pode imaginar. As vezes é o próprio abandono à rua, as vezes é sobreviver à um acidente ou atropelamento, uma tentativa de adestração que deu errado e se tornou violenta... e até nos mais simples dos casos como primeira vacina ou apenas os fogos de artifício durante os jogos de futebol e na festa de final de ano. São amplas as causas que podem levar à um trauma e suas consequências.

Veja abaixo o vídeo do resgate da cadelinha, depois nomeada Holly. Tamanho desespero e sofrimento, encontraram um final feliz e amoroso. Em três semanas, Holly já era uma cadelinha saudável e pronta para ser adotada por uma família muito especial.

https://youtu.be/xhLriN3nBdE

A história da pequena Holly é muito emocionante. Ao mesmo tempo que nos mostra o sofrimento de estar abandonada e amedrontada, nos fala do acolhimento, amor e uma nova chance. O nome dado à ela não poderia ser mais perfeito, uma vez que Holly corresponde ao amor, ao sagrado e incorruptível amor. Na terapia floral também temos uma planta chamada Holly (sistema de bach) que nos fornece a essência para restaurar o amor e o sentimento de "somos todos um" dentro do coração.

Star of Bethlehem (Sistema Bach)
Falando na linguagem floral. Uma vez que Holly seria indicado para as pessoas que abandonam os animais (lembrá-las do sentimento de amor e unidade). A indicação para traumas vem também do clássico sistema do Dr. Bach: uma flor branca, simples chamada Star of Bethlehem. Essa essência ajuda a purgar todo o sofrimento da alma e dos pensamentos enquanto também ajuda a preencher (com leveza e conforto) o vazio, o buraco inconsolável, que o indivíduo sente após passar por experiências deveras dolorosas.

Se o seu bichinho apresenta sinais correspondentes com algum trauma, considere oferecer o tratamento com ou em conjunto* com Star of Bethlehem.

Fique atento se o seu bichinho, após alguma experiência (de curto, médio ou longo prazo) ou quando for resgatado, apresentar algum desses sinais:

  • Medo em forma de isolamento e/ou agressividade
  • Desânimo, aparentando estar solitário e triste.
  • Falta de apetite
  • Stress ao ser apresentado à algo que lembre o trauma (as vezes um som, um objeto, etc).

*É aconselhável considerar o contexto da experiência que o animal passou e utilizar outras essências que auxiliem para cada caso. Por exemplo trauma + pavor usaríamos Star of Bethlehem + Rock Rose... já em um caso de dependência afetiva trocaríamos o Rock Rose por Chicory. Cada caso é um caso e na dúvida, não hesite em procurar um profissional especialista em terapia floral para lhe auxiliar.

Correspondentes ao Star of Bethlehem em outros sistemas florais são:

Fringed Violet + Angelsword (Sistema Bush Australiano)
White Fireweed + Northern Lady’s Slipper (Sistema Alaska)
Arnica + Echinacea (Sistema Califórnia)
Ipê Roxo (Sistema Saint Germain)

Alívio e acolhimento pelas flores de Star of Bethlehem

Você já experienciou algum processo de trauma com os seus pets que foi superado? Conte para a gente como foi.

Se você também tem dúvidas, sugestões, opiniões... Não se acanhe, não. Compartilhe-as conosco e vamos conversar e construir boas experiências. ;)

Post Original: http://florparaumbichinho.blogspot.com.br/2015/11/do-trauma-para-o-acolhimento.html

curtir 1