5 dicas para quem vai adotar um gato

Lembre-se sempre de que seu lar irá ser algo totalmente novo e inédito para o gatinho. Ele precisa de um tempo para adaptar-se ao novo ambiente. O seu novo gatinho vai exigir muito amor e paciência, principalmente se ele estiver vindo de um abrigo ou gatil onde ele estava com outros gatos. Pode ser que o seu gatinho ou gatinha esteja tendo um contato humano tão próximo pela primeira vez na vida.

Ele precisa de um tempo para que se acostume com você! Se já existe um cachorro em casa, é possível que os dois vivam de forma harmoniosa se observados alguns detalhes. É importante começar a aprender a ser chamado pelo seu próprio nome desde cedo!

Comece pelo banheiro dele

Gatos, por instinto, precisam de um local para realizar suas necessidades fisiológicas como uma caixa ou bandeja sanitária com areia para gatos

É muito importante disponibilizar uma caixinha ou bandeja higiênica com areia ou outro substrato próprio para esse fim, principalmente se você morar em apartamento sem área. O gato precisa, pois faz parte de seus instintos naturais.

Ração disponível e água fresca

Atenção: nem todo gato gosta de água no potinho como os cães. Eles preferem água com “movimento”. Existem bebedouros próprios para os gatos vendidos nos pet shops.

Higiene é beleza!

Gatos também precisam de ajuda para ficarem limpinhos!

Apesar da tradicional fama de limpos, os gatos precisam, sim, de ajuda para a manutenção de sua pelagem. Gatos podem vomitar bolas de pelo devido a esse hábito e os tutores devem ficar atentos a isso. Banho em gatos não é missão impossível.

Cuidado com detalhes em casa

Cuidados com locais que possam colocar em risco a saude e integridade física do gatinho!

Assim como devemos ter cuidado com as crianças em casa, deve-se redobrar a atenção a segurança: fios de eletricidade não devem ficar expostos. As janelas devem possuir proteção para evitar quedas acidentais. Não deixe produtos tóxicos, como os de limpeza, em locais de fácil acesso. Gatos são curiosos e podem sofrer acidentes enquanto estiverem explorando seu novo lar.

Cuidado, não deixe gatos, mesmo que sejam filhotinhos, sozinhos perto de crianças pequenas devido ao risco de acidentes.

Crie um cantinho exclusivo para o gato

Não precisa ser um espaço grande: é fundamental o gatinho ter um cantinho para chamar de "seu”!

Para conviver bem com o seu novo pet, é importante entender alguns comportamentos. Os gatos possuem alguns hábitos e particularidades que são próprios da espécie. Não force a barra ou seu gato pode ficar estressado.

Um local mais reservado é importante para os momentos em que o gato queira dormir em paz. Mesmo que não seja a casa dos sonhos, os gatos precisam de um abrigo: pode ser uma . Felinos são animais de personalidade e precisam ter um local que seja de uso exclusivo. Gatinhos podem demorar a escolher um lugar. Com paciência, ajude-o a escolher e assim você evita escolhas inadequadas por parte dele, como dentro do seu guarda-roupas!

curtir 1