BRONQUITE ASMÁTICA

ALGUEM TEM GATO COM BRONQUITE ASMÁTICA PODE ME DIZER COMO TRATA DESSA DOENÇA, O MEU ESTA USANDO BOMBINHA, MAS DIZEM Q NÃO TEM CURA

curtir 4
  • @Lidiane-Reis A Asma em gatos é muito mais comum do que você imagina. Ela se desenvolve por uma hipersensibilidade a alérgenos ambientais (cigarro, poluição, ácaros, poeira, pólen de plantas, incenso etc).
    Esta doença respiratória aguda em gatos se assemelha a asma brônquica em seres humanos. A asma felina afeta cerca de 1% de todos os gatos. Gatos Siameses podem ter um risco ligeiramente aumentado se comparado com outras raças. Muitos desses pacientes podem apresentar crises agudas de falta de ar, se tratando assim de uma emergência médica, enquanto que outros gatos podem apresentar somente quadros de tosse crônica e chiado.
    Gatos com tosse crônica seguido de ânsia de vômito e expulsão de uma “baba branca” pode ter diagnóstico confundido com “bolas de pelo”.Em alguns gatos, as crises podem ser sazonais ou seja ocorrer em determinadas épocas do ano, como no outono e inverno (mais secos e mais poluídos) ou mesmo em determinados ambientes, como na presença de fumantes (fumaça do cigarro), quartos fechados com tapetes ou carpetes ou mesmo perfumes mais fortes dispersos no ar, desencadeando as crises asmáticas.
    Doença do Coração ou Dirofilariose Felina causada pelo parasita Dirofilária tem sido responsabilizado como uma das causas do desenvolvimento da asma em gatos, mas na maioria dos pacientes a causa é desconhecida.
    A crise aguda de asma começa com o aparecimento súbito de dificuldade respiratória, acompanhada de chiado e tosse. Esse sinal clínico está associado a uma contração súbita dos músculos lisos do pulmão que rodeiam os brônquios (broncoespasmos), reduzindo drasticamente a capacidade respiratória. Esse esforço para tentar respirar leva ao chiado que é ouvido quando o gato exala o ar, e geralmente é alto o suficiente para ser ouvido de longe.Durante esse ataque de asma com falta de ar, o gato pode sentar-se com os ombros curvados ou deitar-se com o peito para baixo e com a boca aberta, esforçando-se para respirar. As gengivas e língua ficam azuladas (roxas) devido à falta de oxigênio (cianose).
    O tratamento nessas crises deve ter por objetivo, diminuir esse broncoespasmo e aliviar o desconforto respiratório. Broncodilatadores, tais como a terbutalina e cortisona são eficazes durante o ataque agudo. Os anti-histamínicos e antitussígenos não devem ser usados porque eles interferem na capacidade do gato em eliminar as secreções pulmonares.
    Gatos asmáticos podem ser hospitalizados para sedação e para removê-los de um ambiente alergênico. Suplementação de oxigênio na máscara, cateter nasal ou mesmo direto na traquéia com o gato anestesiado, podem ser necessários para os casos agudos.
    Asma felina é uma doença crônica com ataques recorrentes. Esses ataques são muitas vezes controlados com doses de manutenção de cortisona oral ou por inalação. Infelizmente esse medicamento pode causar efeitos colaterais como diabetes em gatos. A dose e frequência do medicamento deve ser instituído pelo Médico Veterinário para evitar a dependência e efeitos colaterais. Se a crise de asma é sazonal, causadas por certos polens, poeira e poluição mais comuns no inverno, o gato pode precisar de medicação apenas nessa época do ano.
    Muitos gatos asmáticos são tratados com inaladores especialmente desenvolvidos para eles como o Aerokat®. Assim os medicamentos via inalação, prescritos pelo seu Médico Veterinário são administrados nessa máscara. Este método minimiza os efeitos colaterais das cortisonas e proporciona alívio imediato.
    Os antibióticos raramente são necessários, a menos que o gato tenha uma infecção simultânea com Mycoplasma ou pneumonia secundária.
    O Tratamento medicamentoso pode ser feito com:
    Drogas terapêuticas convencionais:

    • Broncodilatadores
    • Os corticosteróides
    • Os anti-histamínicos

    Como o proprietário de um animal de estimação com asma você deve estar ciente de que seu animal de estimação pode ter de tomar a medicação para toda a vida. Como alternativa, existem as terapias naturais e complementares, que têm sido provada para promover a saúde do sistema respiratório e o melhor de tudo, eles fazem isso sem os efeitos colaterais que muitas vezes acompanham o uso de medicamentos convencionais.Ao longo dos últimos anos mais e mais os donos começaram a usar terapias naturais e complementares para apoiar o bem-estar seu animal de estimação.

    As terapias naturais que possam aliviar os sintomas da asma incluem:

    • Os medicamentos fitoterápicos (naturopatia)
    • Homeopatia
    • Acupuntura
      Os remédios naturais também pode ser usado ao lado convencional de tratamento para a asma , mas lembre-se que é importante sempre discutir as alterações à medicação atual do seu animal com o seu veterinário.

    Algumas dicas úteis

    • Vendo seu animal lutando para respirar pode ser uma experiência muito angustiante, tente manter a calma e evite perturbá-lo. A maioria dos ataques de asma passam de forma relativamente rápida, mas se você perceber que seu animal de estimação está ficando com a língua e gengivas azulada isso é uma situação de emergência e você precisa levar o seu animal de estimação o mais rápido possível a um veterinário
    • Tentar remover os gatilhos potenciais a partir do ambiente. Lembrar que podem existir mais do que um gatilho. Para identificar a causa com segurança ,remova os gatilhos que suspeita um de cada vez e observe por 2 a 3 semanas para ver se os ataques de asma diminuem
    • Não exponha seu animal de estimação a fumar; seus companheiros peludos não deve ser fumantes passivos!
    • Minimize o uso de aerossóis, ou pelo menos ter certeza de que seus animais de estimação estão fora da sala quando você usa seu spray de cabelo ou desodorantes
    • Se você estiver usando a medicina convencional tentar usar a menor dose possível para minimizar os efeitos colaterais (sempre com a orientação de um médico veterinário)
    • Procure dar alimentos sem conservante e dieta livre de corante. Uma dieta crua não processada é a opção mais natural para o seu animal de estimação.
      Mantenha seus animais de estimação em forma , uma caminhada por dia pode mante-lo lonje do veterinário.

    PS: Aqui esta algumas dicas!!!!

    curtir 0
  • meu caozinho foi diagnosticado com bronquite, sempe que tem dificuldades para respirar, ele faz inalação de um certo remedio e toma um comprimido destinado a asma.segundo o veterinario sempre que ele tiver crises assim é preciso dar os remédios, ou seja, não tem cura.

    curtir 0