Gato pode comer atum?

Olá pessoal, essa é uma dúvida comum. Felinos adoram peixe, e por consequência atum. Mas alimentar nossos gatos com atum regularmente pode ser um enorme problema!!! Vejam os motivos:

1- Sódio:
Muitos atuns enlatados possuem alto teor de sódio, e o sódio em excesso pode agravar doenças do trato urinário. Além de geralmente conterem condimentos, ou excesso de óleos.

2- Não nutritivo:
O atum enlatado possui baixos níveis de vitamina E, e não é muito nutritivo aos gatos. Algumas pessoas fazem um mix de atum sem óleo com ração MODERADAMENTE, como uma refeição gourmet para seus felinos.

3- Mercúrio:
O peixe geralmente tem mercúrio nele. A quantidade depende das condições da água e a localização do peixe. O mercúrio acumula com o tempo, e dar atum ao seu gato regularmente podem levar à intoxicação por mercúrio.

4- Estatite:
A esteatite é uma dolorosa doença intestinal felina. Uma causa da esteatite é o consumo de peixe com alto teor de ácidos graxos não saturados, como o atum.

5- Mau hálito:
Esse é mais tranquilo, mas o consumo de atum causa mau hálito =P

curtir 5
  • Dou sardinha com ração pra Lóris vez ou outra. Melhor parar então??

    curtir 0
  • Olá @ana-paula-pipe .
    Depende de qual é a sardinha. É fresca, enlatada, com óleo, temperada com sabor tomate, etc..., ?

    O ideal é que seja fresca, ou que seja própria para gatos, como uma ração úmida por ex.

    curtir 3
  • Ai, é enlatada com molho de tomate. Ela adora. Se faz mal, vou parar. Tenho pavor dela ficar doente. Ainda mais por minha culpa.

    curtir 0