Curiosidades sobre Coelhos

O período de gestação de um coelho varia de 28 a 34 dias.

Os pêlos começam a crescer a partir do sétimo dia.

Os olhos abrem após o décimo dia.

Os ouvidos abrem no décimo segundo dia.

As crias saem do ninho e começam a comer alimento sólido com 18 dias de vida.

Aos dois meses de vida estão independentes.

Estão sexualmente maduros aos cinco meses de vida.

Os coelhos não são roedores. Eles são lagomorfos (caracterizados por terem dentes incisivos de crescimento contínuo, em número de quatro no maxilar superior e apenas dois no maxilar inferior; caninos ausentes), e estão mais próximos dos cavalos do que dos ratos.

Há apenas uma raça de coelhos domésticos que mudam de cor. São os Champagne D'Argent. Nascem pretos e quando crescem ficam cinzentos.

Em relação a todos os animais domésticos, é o coelho que se destaca pela precocidade da maturidade sexual;

Existem mais de 50 raças de coelhos em todo o mundo. O mais conhecido é o chamado "coelho comum". O coelho selvagem tem hábitos noturnos, mas os coelhos de estimação se adaptaram bem à vida durante o dia.

O coelho doméstico, mesmo nascido e criado em alojamentos individuais, adquire facilmente todos os costumes do coelho selvagem quando se encontra a algum tempo no ambiente próprio ao coelho selvagem.

A carne de coelho está tendo crescente demanda no mundo inteiro, em decorrência das suas características de elevado teor de proteína e baixo colesterol, por ser de fácil digestão e ser uma carne branca muito saborosa.

A pele, depois de curtida, é utilizada na confecção de objetos dos mais variados. O pêlo produz uma lã extremamente macia e leve. Até os dejetos (fezes e urina), depois de curtidos adequadamente em estrumeiras especiais, constituem um ótimo adubo, rico em fosfatos e nitratos.

curtir 3