Grupo 2 - Cães de Guarda,trabalho e utilidade

Cães de Guarda, Trabalho e Utilidade - Apesar de haver um grande número de raças que pertencem a este grupo canino, pode até mesmo parecer um número pequeno se levarmos em conta que não existe cão que, por instinto, não vigie a casa ou que não reaja ao ver o dono sob alguma ameaça.

Na verdade, neste segundo grupo das raças caninas, a Cinofilia internacional procurou reunir sobretudo aquelas que cumprem tradicionalmente as funções de cão de guarda e defesa desde tempos distantes, e também as chamadas raças de utilidade, isto é, os cães trabalhadores, que exercem com boa aptidão diversas atividades que auxiliam o homem.

Fazem parte deste grupo canino as raças que participam nas exposições das chamadas "provas de trabalho" e que são classificadas pelos aspectos físicos e psíquicos requeridos pelos respectivos padrões.

Entre os cães de guarda e de defesa encontramos os cães de montanha e os mastins, descendentes dos antigos molossos, entre eles os cães de montanha dos Pirineus, os São Bernardos, os Berneses, os Terranovas entre tantos outros.

Também fazem parte do grupo dos cães de guarda e trabalho, as raças germânicas altamente especializadas como o Rottweiler, o Boxer e o Dobermann.

curtir 1