Grupo 10 - Cães Lebréis

Cães Lebreis (galgos) - O nome Lebrél deriva de "lebre", e foi atribuído a este tipo de cão, talvez por serem grandes velocistas, assim como o pequeno animal silvetre, ou talvez porque a caça à lebre tenha sido uma das funções que no passado eram confiadas a muitos cães deste tipo.

As raças deste grupo sempre representaram a aristocracia das raças caninas. Durante séculos, os cães Lebreis, também chamados de Galgos, foram companheiros de príncipes e soberanos. Como costuma acontecer, as origens deste grupo canino são remotas e muitas as teorias propostas. Seja como for, descendam de uma origem comum e única ou de origens diversas, todos os lebreis apresentam as mesmas características físicas. Com aparência elegante, focinho comprido e afilado, patas longas, peito estreito e profundo, músculos fortes, além de excepcional visão, os lebréis são verdadeiras máquinas de corrida.

Os lebreis são apreciados hoje em dia principalmente como cães de companhia e de luxo, embora algumas raças deste grupo continuem sendo utilizadas para funções de caça, corrida e ainda outras atividades esportivas.

curtir 2