Como fazer o cão comer mais devagar

Alguns cães comem rápido demais, porém normalmente isso não significa fome, mas sim um comportamento obsessivo em torno da comida. Uma questão psicológica que o faz comer rápido demais, seja por instinto (para que um “concorrente” não pegue a comida dele) ou por ansiedade.

Comer muito rápido pode gerar vários problemas na saúde do cachorro, como:

– gases
– vômitos logo após comer
– má digestão

  1. Evite ambientes conturbados
    Ambientes muito agitados com muita circulação de pessoas fazem com que o cão fique mais ansioso e acabe comendo mais rapidamente.

  2. Separe os cães
    Se você tiver mais de um cachorro, dê a comida em ambientes separados.

  3. Não recompense ansiedade
    Se na hora de colocar a ração no pote você notar que seu cão está pulando, agitado ou latindo, não dê a comida pra ele se acalmar. Em vez disso, espere que ele se acalme sozinho (por exemplo, se sente em frente à você pra esperar a comida) e só então dê o pote pra ele.

  4. Não torne a hora da comida um grande momento
    Na hora da refeição, apenas pegue o pote, coloque a comida e ofereça ao cão. Quando você faz uma grande festa, usa outro tom de voz ou se agita, o cão fica ainda mais ansioso.

  5. Divida a refeição em 2 ou 3
    Em vez de dar apenas 1 vez por dia, divida a porção e ofereça a mesma quantidade diária em porções menores, por exemplo, de manhã e à noite. Assim você evita que ele esteja faminto na hora de comer.

  6. Use um comedouro lento
    O comedouro lento é uma ótima invenção para aqueles cães que comem muito rápido. Como ele distribui a ração, o cão precisa desviar dos “obstáculos” pra conseguir pegar a comida, o que faz com que o momento da refeição fique mais calmo e devagar.

curtir 10
  • Adorei essa ideia do comedouro lento! Aqui tenho problema com isso, o Floquinho nem mastiga mais a comida, simplesmente engole tudo de uma vez, não é raro ele vomitar depois disso... :( Se bobear ainda pingo umas gotas de floral na comida.

    curtir 1
  • gostei muito da idéia do comedor lento.. vou tentar. minha cachorrinha come muito rápido, e já tentei os outros passos, mas talvez o comedor lento seja uma solução :)

    curtir 0
  • As dicas foram ótimas mesmo! Inclusive já enviamos em alguns kits do clubinho box um comedouro lento... Valiosas informações, parabens!

    curtir 0
  • Compramos o comedouro lento para Lola. Dá super certo. Ela começou a comer mais devagar e com mais paciência. Recomendo!

    curtir 1
  • @olinda-moreira-dos-santos aonde eu consigo um comedouro desse?

    curtir 0
  • Vinicius, comprei no site da petlove. É bem legal!

    curtir 1
  • curtir 1
  • Minha Mikayla já tem pouco mais que 1 ano, ñ sei o que fazer pra ela comer devagar, além de não mastigar é desesperada, sempre me sento na frente dela e vou dando de pouco em pouco a comida no pote, já comprei um comedouro de pinos, mas nem assim. Já tentei muitas coisas, estou até pensando em comprar outro comedouro lento que vi, com muito mais pinos, ñ sei se adiantaria, to quase indo atrás do César Millan kkkkkkkkk ( Socorro!!)

    curtir 0
  • @dinah-santos você já tentou colocar uma bolinha no meio da comida? Pode ser utilizado como comedouro lento também...

    curtir 0