99.0k
LEITURAS

CURIOSIDADES

Estudo conclui que os cães rejeitam quem trata mal seus donos

Equipe Petiko

Equipe Petiko
30/09/15

Mexeu com você, mexeu comigo! É o que os cachorros pensam sobre quem trata mal seus donos.


Pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, conduziram um estudo no qual o resultado foi surpreendente. Eles concluíram que os cães não gostam de pessoas que são más com seus tutores e até chegam a recusar comida de quem despreza seus donos.

“Nós descobrimos, pela primeira vez, que os cães fazem avaliações sociais e emocionais das pessoas, independentemente do seu interesse direto”, conta Kazuo Fujita, um dos pesquisadores.

Três grupos de 18 cachorros foram analisados. Inicialmente, uma dramatização foi encenada, na qual o proprietário do cachorro, acompanhado por duas pessoas desconhecidas pelo cão, tinha que abrir uma caixa de comida.

No primeiro grupo, o dono pediu ajuda a um dos indivíduos, que negou a ajuda. No segundo grupo, o proprietário recebia ajuda de uma das pessoas. Nos dois grupos, o segundo indivíduo que acompanhava o proprietário, era neutro.



Depois da encenação, as duas pessoas que estavam acompanhando o dono, e que eram desconhecidas pelo cão, ofereceram comida a ele. Segundo os pesquisadores, na grande maioria dos casos, os cachorros que viram seus donos sendo rejeitados ao pedir ajuda, escolhiam os alimentos oferecidos pelo outro indivíduo, que se manteve neutro.

Já os cães que tiveram os donos ajudados e os cachorros que os donos não interagiram com outras pessoas, não mostraram preferência.

Segundo os pesquisadores, esse comportamento dos cães é o mesmo encontrado em crianças com cerca de três anos.


eva-bull



Fonte: Exame

Imagem cover: gblor.ru

Veja mais artigos do Petiko: