114.0k
LEITURAS

DICAS

Os gatos deixam ração na beirada do pratinho por 2 razões

Equipe Petiko

Equipe Petiko
16/03/16

Por que os gatos deixam ração na beirada do pratinho?


Você está na sala, entretida(o) com a televisão, quando ouve seu gato miar ininterruptamente. Como uma gateira experiente que você é vai para a cozinha já imaginando o motivo: o danado está com fome.

Mas aí você dá de cara com o potinho exatamente assim:

potinho com ração nas bordas


Ele olha para sua cara e para o potinho como se quisesse dizer: “Quero comida, faz alguma coisa!”.

Já passa pela sua cabeça que ele não está com fome, mas sim fazendo manha, ou que ele quer outra comida, ou ainda, que simplesmente ele, por capricho, só gosta de comer quando a tigela está cheia.

A verdade é que não é nada disso!


Os verdadeiros motivos

Como já disse, são dois motivos:

Motivo um: A anatomia do focinho dos gatos dificulta que eles alcancem a ração da beirada da tigela. Quando tentam comer a ração dos cantos da tigela, inevitavelmente, eles batem o focinho na borda, o que gera um desconforto grande, uma vez que o focinho dos gatos é uma parte bem sensível.

Motivo dois: Na verdade, esse é uma consequência do primeiro, os bigodes dos gatos são capazes de detectar movimentos apenas pela vibração do ar, então dá para imaginar o quão sensíveis eles são. Ao tentar alcançar o alimento do canto da tigela, inevitavelmente os bigodes são amassados, o que gera um desconforto que faz com que eles prefiram esperar que a ração do meio seja reposta à ter o bigode temporariamente esmagado enquanto se alimentam.

O pessoal super competente do Gatinho Branco, fez uma ilustração que mostra muito bem tudo isso:

explicação do potivo que os gatos deixam ração da bortda do potinho


Como resolver

Agora que você sabe o problema, você já até deve ter chegado na solução, mas vamos deixar registrado

A solução é substituir as tigelas por pratinhos. Provavelmente será muito mais fácil encontra-los em lojas de utensílios para cozinha do que em pet shops, mas aposto que nem será necessário, o pires de chá que você tem em casa tem o formato perfeito! Seu gato não baterá o focinho e nem terá os bigodes esmagados e o formato côncavo do pires ajudará a evitar que a ração caia facilmente no chão.

Mas não precisa se limitar ao pires, você pode tentar usar outros recipientes similares. Agora que você já sabe o problema, encontrar a solução é fácil! Mas só mais uma coisa, essa dica também foi dada pelo pessoal do Gatinho Branco, evite usar utensílios de plástico, pois eles são mais propícios a acumular bactérias que podem fazer mal ao seu gatinho.


Dica do Petiko para mamães de gato!

Use o aplicativo da PetLove para comprar comidas e mimos para seu gato.

Você encontra a ração mais barata, além de diversos mimos e novidades para seu gato. E recebe tudo em casa!

Faça o download do app gratuito:

botoes-app2

tumblr_lns5u2l9TC1qcn249o1_500



Fonte: Gatinho Branco

Veja mais artigos do Petiko: