Saiba o que fazer quando seu cachorro destrói brinquedos

in ,

Seu cachorro destrói brinquedos em questão de minutos? Saiba o que fazer com seu cachorro bagunceiro.

Muitas pessoas vivem o mesmo dilema: “Meu cachorro destrói brinquedos muito fácil, todos os brinquedos! O que eu faço?”.

É comum encontrar tutores decepcionados com brinquedos, principalmente, quem tem cachorros destruidores. Pensando nisso, separamos algumas informações sobre tipos e materiais de brinquedos mais resistentes, como fazer seu cachorro parar de destruir brinquedos e como fazer para que o brinquedo dure mais.

Um cachorro de personalidade ativa precisa gastar muita energia com caminhadas, corridas e brincadeiras. Ao contrário de cachorros mais calmos que com uma simples brincadeira já elimina sua agitação. Por essa razão é importante pesquisar bastante sobre a raça do cachorro para saber seu temperamento, os cuidados necessários com a saúde, higiene e alimentação. E mais do que isso, perceber se você dispõe de tempo e energia para garantir o bem estar de um cachorro mais agitado.

Como já falamos em: o que você precisa saber sobre brinquedo para cachorro a brincadeira só será garantida se você disponibilizar para o seu cachorro brinquedos corretos que varia de acordo com o raça, porte, idade e temperamento.

Esses fatores são levados em conta na hora de escolher o tipo e material mais adequado de brinquedo para o seu cachorro porque algumas raças de grande porte podem apresentar uma mordedura mais leve, assim como algumas raças de pequeno porte podem ser verdadeiros destruidores.

O mercado pet oferece uma infinidade de brinquedos para cachorro que são de diferentes formatos, cores e tamanhos como mordedores, pelúcias, cordas, frisbee/discos, interativos entre outros. Já quanto se trata de materiais de brinquedo para cachorro a lista de opções é menor: borracha, pelúcia, nylon, corda, látex/vinil.

Você vai encontrar brinquedos de borracha mais macio e outros mais duros, assim como pelúcia mais frágil e outras com tecido mais resistente e corda com partes de borracha e plástico.

Os brinquedos feito de nylon são muito resistentes e raramente soltam pedaços por isso, é o mais indicado para cachorros que amam destruir brinquedos. Ao contrário do látex/vinil que é um material pouco resistente. Mesmo um material mais e outros menos resistentes vale lembrar que nenhum brinquedo é indestrutível, sempre supervisione a brincadeira.

Quando o cachorro é filhote você começar a testar brinquedos, ver de qual tipo ele mais gosta e melhor material para ele. Com o passar dos anos talvez seja necessário apenas mudar o material do brinquedo. E claro, que as brincadeiras ficam muito mais divertidas para ele quando você participa.

Meu cachorro destrói tudo. O que eu faço?

O cachorro que destrói brinquedos, tapetes, sofá, almofadas entre outras coisas faz isso porque é o jeito dele de buscar novas maneiras de diversão, gastar energia, eliminar o tédio, ansiedade, por exemplo. Para fazer com que seu cachorro pare de destruir brinquedos uma solução é deixar mais divertido os dias para o seu cachorro e isso pode ser feito através do enriquecimento ambiental.

Enriquecimento ambiental

Muitos cachorros são destruidores porque não tem com que brincar, não sabem como gastar sua energia, ficam sem atividades físicas e sem estímulos mentais. Isso não faz bem para o bem estar do cachorro e muito menos para os objetos da casa.

Então, o enriquecimento ambiental aparece como uma solução para que os cachorros não fiquem entediados e tenham distrações mesmo com pouco espaço, no caso de cachorros que moram em apartamentos.

O enriquecimento ambiental nada mais é do que oferecer ao cachorro atividades para ficar distraído como:

– Comedouro-brinquedo: hoje muitos cachorros têm tudo muito fácil com apenas um latido conseguem um petisco. Que tal mudar isso? O comedouro-brinquedo possui compartimento para colocar ração, petiscos ou uma receita caseira e desse modo seu cachorro terá que se esforçar para conseguir sua comida. Além disso, estará estimulando sua mente e instintos.

– Brinquedos de roer: é da natureza do cachorro a vontade de querer mastigar por isso, ofereça brinquedos do material mais adequado para ele mastigar porque evita que ele tenha interesse em destruir os móveis da casa, por exemplo.

– Estímulos sensoriais: proporcione ao seu cachorro diversas sensações como, por exemplo, grama, asfalto, areia, pedrinhas. Além disso, você pode estimular o olfato dele levando para passear ou brincando de “caça ao tesouro” colocando dentro de caixa ou atrás do sofá petiscos para ele encontrar.

Lembre-se: toda brincadeira deve ser supervisionada

O que fazer com cachorros destruidores?

Os cachorros têm necessidade de destruir coisas, especialmente, filhotes que estão na fase da troca dos dentes de leite para os dentes permanentes e a melhor forma de explorarem o mundo é pela boca: lambendo, mordendo, mastigando, carregando para todo lado.

Uma dica é oferecer mordedores apropriados de acordo com a força da sua mordedura, os mais recomendados são mordedores macios para não ferir os dentes ou a gengiva. É importante que nessa fase o filhote sente muito desconforto nos dentinhos então não fique chateado se ele destruir muito rápido os mordedores e precisar substituir com frequência esse tipo de brinquedo, mas fique tranquilo que essa fase não dura muito tempo.

Passou da fase de filhote e continua destruindo os brinquedos?

Às vezes o cachorro gosta tanto do brinquedo que o jeito de mostrar o quanto ele amou é destruindo ou pode ver o brinquedo como a sua presa e querer destruir até vê-la “morta” ou ainda a vontade de destruir pode ser parte do temperamento do cachorro como ter muita energia, seus instintos são mais aflorados etc.

Por isso, que em alguns tutores precisam entender que seu cachorro tem a necessidade de destruir coisas. Nesses casos ofereça com certa regularidade brinquedos que ele possa roer ou destruir junto com outras atividades para gastar sua energia como atividades físicas, brincadeiras, ensiná-lo a buscar e trazer a bolinha. E recorrer a ajuda de adestrador também pode ser uma boa opção para evitar esse comportamento destrutivo.

Outras dicas:

– Não deixe no alcance do cachorro: chinelos, controle da tv, fios, produtos de limpeza e outros objetos que ele não pode destruir.

– Seu cachorro precisa se divertir, no momento da brincadeira fique sempre supervisionando quando reparar que ele está começando a destruir o brinquedo tente mudar a atenção dele para outra coisa, por exemplo, chame para brincar com você ou ir buscar a bolinha.

– Amarrar o brinquedo em algum local mais alto, como em uma corda presa no teto, em uma árvore faz com que o tempo da brincadeira aumente e o cachorro terá mais tempo para tentar pegar o brinquedo.

– Brincar com outros cachorros pode ser outra maneira dele gastar energia e não ter mais interesse em destruir brinquedos

– Assinar o BOX.Petiko. Todo mês uma seleção nova de produtos para deixar seu cachorro interessado nas brincadeiras e tudo selecionado de acordo com raça, porte e idade do peludo. Claro que para os destruidores tem mordedores fabricados com tecido ultra resistente.

Fiz de tudo, mas meu cachorro continua destruindo tudo. E agora?

Agora se você já fez de tudo para acabar ou pelo menos diminuir o jeito destruidor do seu cachorro e nada funcionou é hora de olhar com mais atenção para esse comportamento do seu cachorro.

O comportamento destrutivo do cachorro pode ocorrer por conta da hiperatividade, ansiedade de separação ou apenas para chamar sua atenção.

No caso da hiperatividade, por exemplo, a grande agitação e falta de concentração pode ser tão alta que até adestradores podem ter dificuldade em ensinar comandos. Em que se faz necessário o uso de medicação, acupuntura ou uso de calmante natural como o maracujá para tranquilizar o cachorro.

No SHOP.Petiko você encontra opções de florais para seu pet!

Via @labvira

Por isso, qualquer dúvida procure a ajuda de um veterinário para verificar os sintomas e ter a melhor opção de tratamento.

Como faço para o brinquedo durar mais tempo?

Depois de resolver o comportamento destrutivo do seu cachorro você pode seguir essas três dicas essenciais para aumentar a durabilidade dos brinquedos:

1) Troque com regularidade os brinquedos do seu cachorro. Você conhece os 10 benefícios de sempre trocar os brinquedos do seu cachorro? Não? Clique aqui e saiba agora!

2) Brinque com seu cachorro porque desse modo você consegue controlar a brincadeira e não o deixa destruir os brinquedos.

3) Faça a limpeza de todos os brinquedos com regularidade. Não sabe como higienizar corretamente? Clique aqui e saiba mais.

Agora que você já sabe sobre os motivos pelos quais seu cachorro é um destruidor e como resolver esse mau hábito dele que tal saber mais sobre brinquedos para cachorro?

Como as 7 coisas sobre brinquedo para cachorro que você precisa saber.

Fontes consultadas:
Canal Ig Pet
Gato e Cachorro

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Coprofagia. Por que meu cachorro come cocô?

Você sabe qual melhor brinquedo para cachorro idoso?